Como é que podemos promover uma maior mobilidade sustentável na cidade? O LIVRE apresentou uma proposta na Câmara Municipal de Lisboa que vai permitir a expansão e melhoria da rede BICIPARK, bem como a criação de espaços seguros de estacionamento para bicicletas em toda a cidade.
Não têm faltado na imprensa local reiteradas queixas dos utilizadores de bicicleta sobre a falta de estacionamento seguros. Aliás, estudos académicos realizados sobre a mobilidade na cidade de Lisboa concluem que, para não-ciclistas, o 5.º fator mais importante que os faria adotar a bicicleta é precisamente ter espaço para a guardar.
De modo a definir metas mais ambiciosas de expansão para os próximos anos, garantindo que a rede atenda adequadamente à crescente demanda por estacionamentos de bicicletas, o primeiro ponto da proposta do LIVRE apela à Câmara Municipal a colaborar com a EMEL na realização de um estudo mais alargado e detalhado, e à expansão imediata da rede BICIPARK.
Para alcançar uma cobertura abrangente das necessidades de estacionamento de bicicletas em Lisboa com baixo custo, o segundo ponto propõe a criação de um protocolo entre a Câmara Municipal e a EMEL para a cedência de espaços não-habitacionais do município para instalar bicicletários da rede.
Outra das medidas do LIVRE propõe que a EMEL crie protocolos com instituições públicas — unidades de saúde, universidades e outros polos aglomeradores de pessoas, como áreas comerciais e de serviços, sejam públicas ou privadas. Esses protocolos facilitariam a expansão da rede BICIPARK dentro desses estabelecimentos, garantindo acesso universal para todos os utilizadores da rede.
A proposta destaca a necessidade de priorizar a expansão da rede BICIPARK com base em critérios pré-definidos, incluindo a proximidade de grandes centros de transporte, como estações de comboio e metro, além de áreas densamente povoadas. Além disso, serão considerados pedidos diretos de residentes ou grupos de residentes, garantindo uma distribuição equitativa das instalações de estacionamento de bicicletas em toda a cidade.
Finalmente, o último ponto propõe que a EMEL identifique locais com presença policial 24 horas por dia, incluindo esquadras, embaixadas, ministérios e outras instituições públicas ou privadas. Com base nessa avaliação, serão criados espaços de estacionamento seguros para bicicletas em espaço público próximos e visíveis das instituições. Essa seria uma solução temporária com o objetivo de suprir a necessidade urgente de estacionamentos seguros para bicicletas em toda a cidade, enquanto a rede BICIPARK não se expande para todas as áreas.
A proposta apresentada pelo partido LIVRE, que à data desta edição ainda aguarda agendamento e votação quase seis meses depois de submetida, demonstra um compromisso reiterado em promover opções de transporte sustentável em Lisboa que melhorem a mobilidade geral para os seus residentes e visitantes.