Gabinete Brasileiro de Leitura: um local de encontro
por Geiziely Fernandes
No âmbito da celebração dos 200 anos da Independência do Brasil em 2022, o LIVRE apresentou uma proposta de criação de um Gabinete Brasileiro de Leitura em Lisboa, uma iniciativa que pretende reforçar os laços de amizade entre os dois países e que foi aprovada por unanimidade na Câmara Municipal de Lisboa.
Real Gabinete Português de Leitura, Rio de Janeiro, Brasil
Em 1837, quinze anos após a independência do Brasil, emigrantes portugueses no Rio de Janeiro fundaram o Real Gabinete Português de Leitura que hoje acolhe a maior coleção de literatura portuguesa fora de Portugal. Porém, não existe uma instituição equivalente em Lisboa. O Gabinete Brasileiro de Leitura em Lisboa surge para suprir essa falta, contribuindo para o intercâmbio cultural entre Portugal e Brasil por meio de um acervo com obras de autoras e autores brasileiros.
A proposta do LIVRE vai permitir a integração do Gabinete Brasileiro de Leitura na rede de Bibliotecas Municipais de Lisboa, proporcionando um espaço dedicado à riqueza da literatura brasileira. Além disso, pretende-se que seja um local de encontro, conhecimento e diálogo entre as duas culturas. A iniciativa foi divulgada e muito bem acolhida na Bienal do Livro em São Paulo de 2022, mostrando que esta é uma proposta que importa promover como forma de cooperação e união entre ambos os países.