Revelar as heranças de Lisboa num Museu Narrativo

por Safaa Dib

Na vasta história de Lisboa, a cidade atravessou séculos de conquistas e tomadas de poder, assistiu à partida e chegada de povos e civilizações, explorou rotas marítimas, não faltaram catástrofes naturais e mudanças de regime político, em suma, todo um património histórico e cultural rico que hoje, mais do que nunca, importa dar a conhecer junto de diversos públicos.

É nessa tentativa de preservar a memória que o gabinete do LIVRE apresentou, em reunião de Câmara em maio de 2022, uma proposta de criação de um Museu Narrativo em Lisboa. Um espaço que vai permitir tornar ainda mais viva a memória da cidade, contando a história dos seus locais e pessoas em roteiros e percursos, mas não só. Não é um museu típico que expõe os seus tesouros em vitrines ou longos corredores. 

Museu de Lisboa

Existem, aliás, vários exemplos internacionais que servem de inspiração ao Museu Narrativo, como o Tenement Museum, em Nova Iorque, que conta as histórias dos primeiros imigrantes que chegaram à Nova Iorque, reconhecendo o seu contributo para a construção da cidade e do país.

Em Lisboa não faltam exemplos de muitas comunidades imigrantes a quem falta dar maior visibilidade. Algumas delas retratadas nos painéis de Almada Negreiros nas Gares de Alcântara e da Rocha do Conde Óbidos, uma das obras-primas da pintura portuguesa do séc. XX. Gares essas que estão quase abandonadas e à espera de contarem a sua história à cidade.

Com o Museu Narrativo, não nos limitaremos ao passado remoto, mas queremos recuperar as histórias da Lisboa moderna e contemporânea, das suas inúmeras identidades, mas também de todos os que aqui encontraram um porto de abrigo.

Um museu desta natureza em Lisboa teria naturalmente de trabalhar em cooperação com o Museu da Cidade e outros equipamentos ligados ao Património, estendendo a colaboração a entidades públicas e privadas ou instituições académicas. Além disso, com esta iniciativa seria possível, através da criação de uma rede de memoriais, resgatar do esquecimento várias áreas da cidade.

Ainda aguardamos o agendamento desta proposta para votação, mas continuaremos a insistir. Estas são histórias que queremos preservar, com toda a dignidade que Lisboa merece, e que importa partilhar e salvaguardar para as gerações futuras.

Subscreve a newsletter sobre o nosso trabalho no Município de Lisboa

* indicates required
Skip to content