A 7 de maio de 2023, o Programa Especial de Realojamento — o programa que mudou a cidade e permitiu que milhares de pessoas passassem a ter habitação digna — celebrou 30 anos. No âmbito dessa celebração, Carlos Moedas anunciou, em março, um investimento de 85 milhões de euros em bairros municipais, mas sem definir metas concretas ou especificar como será gasto esse dinheiro.
Com vista a elevar a fasquia para o o destino deste investimento, o LIVRE apresentou uma proposta de criação de um Programa Ecológico de Reabilitação dos Bairros Municipais, o PERbm +30. Inspirado pelos melhores exemplos de reabilitação de bairros sociais do pós-guerra em toda a Europa e aproveitando o financiamento do PPR, o programa propõe melhorar as condições do parque habitacional da cidade com práticas que permitam transformar a totalidade dos edifícios dos Bairros Municipais de Lisboa, com foco na sustentabilidade e eficiência energética.
Entre as várias medidas propostas, o programa inclui melhorias na acessibilidade aos edifícios, reforço do conforto térmico e poupança energética, ampliação do espaço útil dos edifícios, reforço da resistência sísmica, fortalecimento do tecido social dos bairros e reforço das áreas verdes e mobilidade suave.
Mas não basta transformar os bairros municipais em comunidades energéticas independentes e sustentáveis, é preciso promover um maior debate público e envolver as pessoas nos processos de decisão. Com esta proposta ambiciosa, esperamos alcançar uma requalificação total dos bairros municipais — casas e espaço público — que vai melhorar a qualidade de vida dos moradores e reforçar as nossas comunidades.