Naturalidade

Portugal

Local de Residência

Bruxelas, Bélgica

Nacionalidade

Portuguesa

Profissão

Consultor

Apresentação Pessoal

O meu nome é Simão Ribeiro Póvoa, tenho 25 anos e sou livre. Em pleno cinquentenário da Revolução, mas em que urge defender Abril, apresento-me do coração e por um mundo melhor. Falar de mim é falar de alguém com ideias para concretizar ideais, que treme a cada injustiça, não baixando os braços à luta. Um miúdo que cresceu com os Direitos da Criança no quarto, distribuindo flyers pela integração de alunos com necessidades educativas especiais na escola. Um adolescente ativo em movimentos estudantis, com projetos junto de crianças, idosos e animais, fundador de um grupo de voluntários que, em pandemia, distribuiu máscaras por zonas negligenciadas. Um jovem que emigrou, mas manteve o associativismo como missão e causa pública, inclusive liderando, em Bruxelas, um grupo de meio milhar de jovens de língua portuguesa para integrar e ajudar quem procura uma casa longe da sua. Direito foi o caminho, ancorado no ideal de Justiça, motivado pela aprendizagem e conhecimento para contribuir para uma sociedade entre iguais. Seguiu-se o Mestrado no panorama europeu e internacional, estudando minorias, diplomacia e os perigos da Extrema-Direita. Apresentei ainda uma dissertação sobre a defesa de Direitos Humanos para migrantes e refugiados perante a emergência climática, demonstrando o meu empenho na proteção de um Estado de Direito robusto e de uma Democracia que não esquece ninguém. O percurso profissional é multifacetado. Como jornalista na SIC, dei voz a quem não é ouvido, destacando um projeto na Cova da Moura sobre o impacto da música no combate à pandemia, contactando com uma dura realidade de pobreza e exclusão social. Em Bruxelas, na Representação Permanente de Portugal junto da UE (REPER), trabalhei em negociações financeiras e orçamentais, sobre políticas de coesão e combate à fraude e no âmbito do avanço ecológico – no Conselho da UE. Já no Parlamento Europeu, de forma apartidária, assessorei um dos vice-presidentes, trabalhando sobre a revisão dos Tratados, a Lei do Restauro da Natureza e o alargamento da UE, num apoio jurídico, político e organizacional. Regressado à REPER, continuo pontualmente a marcar presença em instâncias preparatórias europeias. Este sou eu. Uma pessoa de sonhos, mas com uma base académico-profissional sólida para os materializar. Alguém que sempre valorizou o respeito e a inclusão, mas ainda o rigor e a dedicação, acreditando que o contributo de cada um resulta no benefício coletivo. Tudo isto pelo bem comum primordial: a Liberdade.

Redes Sociais

LinkedIn
Instagram
Facebook

Apresentação de candidatura

Bruxelas é a minha casa. No Parlamento Europeu, trabalhei pelo futuro ambiental com a Lei do Restauro da Natureza, pela participação dos cidadãos através de alterações aos Tratados e pela expansão dos valores democráticos e humanistas com o alargamento da UE. Já na Representação Permanente e no Conselho da UE, foquei-me em políticas climáticas, antifraude e de coesão. Ativo na diáspora portuguesa, sou também dirigente associativo e lidero meio milhar de jovens pela inclusão da comunidade emigrante.

Represento os jovens que não se deixam intimidar pela sua irreverência, mesmo que muitos a possam pintar de inexperiência, na luta por um mundo melhor. E como somos o amanhã, mas também o hoje, aqui estou. Eu e a minha proposta: a «Estratégia PPP», baseada no programa do Livre para as Legislativas, na Declaração de Princípios e em causas que considero cruciais para a agenda europeia, destacando-se as seguintes.

Na vertente POLÍTICA, o progresso da legislação sobre acolhimento e integração de refugiados, nomeadamente, através do estatuto do refugiado climático. Igualmente, a luta pelo referendo europeu, fomentando a Democracia participativa e a cidadania ativa europeia, bem como a defesa do direito à autodeterminação dos Povos, apoiando a Ucrânia e reconhecendo a Palestina. Por fim, a UE como defensora global dos Direitos Humanos, auxiliando em emergências humanitárias.

Para proteger as PESSOAS, a valorização da diversidade e o combate à xenofobia, bem como à discriminação com base no sexo, género, orientação sexual ou características sexuais. Igualmente, a promoção dos direitos de outras minorias, como as pessoas portadoras de deficiência, e a criação de medidas de erradicação da pobreza.

Por fim, sobre o PLANETA, a transição verde e sustentável, reforçando o Green New Deal e a Lei do Restauro da Natureza, promovendo empregos, tecnologias e práticas conscientes. Igualmente, a declaração de uma emergência ecológica europeia e a neutralidade carbónica até 2035-2040, apostando em energias renováveis, eficiência energética e tecnologias de baixo carbono. Por fim, a adaptação a catástrofes climáticas, protegendo comunidades vulneráveis, os ecossistemas e a biodiversidade.

É a isto que me comprometo, lutando para que a educação, a saúde ou o acesso a um ambiente digno passem de «sonho» a «constante da vida», valorizando a comunicação com @s camaradas e a população, num trabalho coletivo. Pronto para lutar pela Liberdade, conto convosco para me darem esta oportunidade!