O I Congresso do LIVRE teve lugar no Centro Cultural Olga Cadaval, na vila de Sintra, a 5 de outubro de 2014, sob o lema “Juntar Vontades, Fazer Futuro”.
Um Congresso Inovador
Pela primeira vez em Portugal, partidos e movimentos congéneres ao LIVRE serão convidados, não apenas a assistir ao Congresso, mas também a intervir, apresentando diretamente aos congressistas e a toda a opinião pública as suas mensagens políticas. O LIVRE pensa dar assim um contributo para o debate plural que é indispensável para que os país possa enfrentar os grandes desafios do seu futuro próximo.
Desta forma, o LIVRE demonstra o seu empenho em catalizar, de forma inclusiva, e em conjunto com os cidadãos e organizações disponíveis para a mudança, um movimento democrático e progressista, inclusivo e plural, para transformar a governação e o país num sentido mais justo e solidário.
Sobre o Congresso
O Congresso terá um caráter ratificativo e programático: por um lado, será feita a validação das decisões tomadas pelo Congresso Fundador, pelos órgãos do partido e pelas reuniões de membros e apoiantes que se realizaram durante o processo de legalização do partido e até à data presente; por outro lado, serão apresentadas e debatidas moções estratégicas e moções específicas respeitantes à situação política e às linhas norteadoras da ação do LIVRE.
Pode consultar o Regimento do Congresso neste link.
Programa do I Congresso do LIVRE:
Moções
Está prevista a apresentação e votação de dois tipos de moções:
- Moções de caráter estratégico, que devem ser subscritas por um mínimo de trinta membros do LIVRE
- Moções de caráter específico, que devem ser subscritas por um mínimo de cinco membros do LIVRE.
Para mais informações sobre a diferença entre moções específicas e estratégicas, consulte o Regimento do I Congresso.
Os textos das moções específicas a submeter devem ter entre 4000 e 12 000 caracteres, enquanto que os das moções estratégicas devem ter um mínimo de 15 000 carateres. Os proponentes das moções devem remetê-las para o email info@livrept.net até às 23h59 do dia 30 de setembro de 2014, indicando o título da moção, um resumo da moção (300 carateres para uma moção específica e 1000 carateres para uma moção estratégica), os nomes dos autores da moção específica (seguidos da menção “membro” ou “apoiante”), bem como os endereços de email e contacto telefónico de todos os autores iniciais.
As propostas de moções recebidas serão enviadas via email a todos os membros e apoiantes do LIVRE para que estes possam, caso assim o entendam, subscrevê-las via email, até às 23h59 do dia 3 de outubro de 2014.
Moções apresentadas no I Congresso do LIVRE:
Leia aqui a moção estratégica “Agora, o Futuro”, do Grupo de Contacto do LIVRE.
Leia aqui as moções específicas apresentadas por diversos membros e apoiantes.
Transmissão
Os trabalhos do Congresso podem ser acompanhados em streaming.