Candidato por Braga

Naturalidade

Guimarães

Local de Residência

Guimarães

Nacionalidade

Portuguesa

Profissão

Auditório/ Professor

Apresentação Pessoal

Luís Lisboa é natural de Guimarães, cidade onde nasceu há 44 anos atrás. Cresceu em Pevidém (S. Jorge de Selho), local onde fez os seus estudos primários, tendo sido distinguido com o prémio de mérito da Sociedade Martins Sarmento.

De seguida, até ao sétimo ano, frequentou a Escola do Barreiro, tendo prosseguido os estudos na Escola Secundária Francisco de Holanda. Entretanto, aos catorze anos, a família muda-se para a freguesia da Costa.

Depois de completar o ensino secundário, ingressou na Universidade Católica Portuguesa, Braga, onde se licenciou em Humanidades, pré-Bolonha. Entretanto, é Pós-graduado em Politica de Género: Igualdade e Não Discriminação, pela Academia de Ciências de Lisboa, e, Mestrando em Educação, na Universidade do Minho.

É ativista politico com militância ativa e fundador de movimentos cívicos locais, nacionais e internacionais. Porém, a sua história política começou em 1996 quando se candidatou à presidência da Associação de Estudantes da ESFH. Em seguida, as lutas pelo direito ao aborto e ao casamento entre pessoas do mesmo sexo, trouxeram-lhe consciência política. Porém, só a partir das grandes manifestações “”Que se lixe a Troika”” entendeu o espaço público como lugar preferencial para a manifestação politica.

Desde então, um pouco por todo o país, esteve em dezenas de manifestações pela Cultura, antirracistas, feministas, climáticas, LGBTQIA+, pela habitação e contra a pobreza, desde Évora, Lisboa, Porto, Braga e Guimarães.

Entretanto, a onze de de agosto de 2020, pelo seu ativismo político, foi uma das dez pessoas ameaçadas de morte, alegadamente, por um grupo de ultra-direita. Na lista constava o nome de três deputadas de esquerda e de sete ativistas, entre os quais, o seu.

Em 2021, foi candidato à Câmara Municipal de Guimarães, tendo a equipa da qual fazia parte terminado as eleições com um resultado positivo, em relação às anteriores.

É sócio do Círculo de Arte e Recreio, da Associação Convívio, da Associação Vimaranense para a Ecologia e da Opus Diversidades. É também, há mais tempo, associado do Xico Andebol, clube que representou como jogador por dez temporadas, nos escalões de formação e na equipa de veteranos, tendo sido também Diretor do Clube. Atualmente, é membro do Conselho Consultivo do Clube Desportivo Xico Andebol.

Para além de músico, dj e produtor de espetáculos e eventos, atualmente, Luís Lisboa trabalha como Auditor e Professor.

Redes Sociais

Facebook
Twitter/X
Instagram

Apresentação de candidatura

Candidato-me às eleições primárias do LIVRE assumindo o meu dever enquanto pessoa e cidadão, procurando participar na vida política de forma positiva e construtiva.

Assim, candidato-me para que possa nâo só fazer conseguir fazer ouvir a minha voz, mas sobretudo para que possa ajudar a construir o lugar de fala das pessoas da minha terra. Desta forma, em conjunto, poderemos reclamar uma vida mais digna, contribuindo para a resolução dos graves problemas de Habitação, Mobilidade e Transportes, Saúde e Educação, etc.

Portanto, numa altura tão dramática da nossa jovem democracia, candidato-me para contribuir para a defesa do nosso regime e dos valores de Abril, na luta contra a demagogia, o populismo e a intolerância.

Por isso, candidato-me não só para ajudar a manter o direitos humanos conseguidos, como também para os conseguir aprofundar rumo a uma sociedade mais justa e equitativa que consagre uma vivência digna para todas as pessoas.

Por fim, candidato-me às Primários do partido que escolhi integrar para que possa ajudar a dar a conhecer a transparência e horizontalidade do LIVRE a todas as pessoas, para que saibam que esta é a alternativa democrática, ecologista, europeísta de esquerda libertária que tanto anseiam.