Candidato por Santarém
Naturalidade
Lisboa
Local de Residência
Lisboa
Nacionalidade
Portuguesa
Profissão
Médico
Apresentação Pessoal
Nasci em Lisboa, em 1958. Fiz a primária e o ciclo preparatório no Colégio S. João de Brito (actual 6º ano) e o geral e complementar (actual 12º ano) no Liceu Pedro Nunes, onde vivi a turbulência do PREC.
Depois de uma passagem pelo curso de biologia da Faculdade de Ciências de Lisboa, transitei para a Faculdade de Medicina de Lisboa, onde me licenciei em 1986. Após o internato geral de dois anos no Hospital Pulido Valente, fiz o internato de psiquiatria no Hospital Miguel Bombarda, durante quatro anos em que tive como tutor o Dr. António Lobo Antunes, especializando-me em 1993. Permaneci mais dois anos nesse hospital, passando em seguida a exercer funções na Clínica Psiquiátrica de S. José, de 1995 a 1997. Em 1998 ingressei no Hospital Fernando Fonseca, onde desde 2008 asseguro a chefia da unidade de internamento do serviço de psiquiatria. Ao mesmo tempo exerço atividade clínica privada em consultório.
Entretanto, fiz um Mestrado em História e Filosofia da Ciência e da Técnica em 2007 (orientador, o Professor Dr. José Luís Câmara Leme) e um Doutoramento em História, Filosofia e Património da Ciência, em 2016, (orientadores, a Professora Dr.ª Isabel Amaral e o Professor Dr. José Luís Câmara Leme) ambos pela Universidade Nova de Lisboa.
Publiquei dois livros, “Parafrenias” (2015) e “Os Primeiros Cinquenta Anos da Psiquiatria Portuguesa (1835-1885)” (2018), ambos edições da Lidel-Edições Técnicas. Nos últimos anos, tenho colaborado com a SIHS (Sociedade Interdisciplinar de História da Saúde, publicando diversos capítulos dedicados à história da psiquiatria, nos seus livros anuais.
Em termos extra-profissionais refiro um curso de escrita para cinema e televisão no ACARTE da Fundação Calouste Gulbenkian e diversos cursos de línguas (inglês no American language Institute e alemão na Cambridge School). Publiquei alguns poemas em edições da Assírio & Alvim para autores não publicados (!987 e 1988).
Sou casado e pai de dois filhos.
Sou membro de Círculo Richard Wagner-Lisboa.
Sou o sócio nº 2620 do Sporting Clube de Portugal.
Apresentação de Candidatura
Analisando os resultados eleitorais, verifica-se que o LIVRE, nas eleições em que participou, obteve sempre melhores resultados nos distritos com centros urbanos mais populosos, nomeadamente Lisboa, Setúbal e Porto, sobretudo no primeiro caso. Além do reforço das posições eleitorais nesses dois distritos, de onde poderá vir a eleição de deputados, é preciso também levar a voz do partido a outras zonas do país e à diáspora, para assim promover um crescimento sustentado em todo o território eleitoral. Deverão ser, nesses locais, divulgados valores que se prendam com a coesão nacional, nomeadamente a fixação da população no interior e o ordenamento do território. Há que ser prestada especial atenção à mobilidade das populações (por exemplo, no que respeita ao transporte ferroviário), bem assim como ao combate ao incêndios e às medidas preventivas para os evitar.
A razão por que escolhi o distrito de Santarém, tem a ver com as minhas raízes familiares. Residindo e tendo nascido em Lisboa, os meus avós maternos são oriundos de uma aldeia do concelho de Tomar (freguesia da Serra), onde ainda me desloco regularmente nos meus tempos de lazer, nomeadamente durante as férias.
A minha vida política iniciou-se (de forma institucional) em 1980, participando na campanha presidencial de Ramalho Eanes. Entre 1982 e 1984 fui militante da ASDI (Acção Social-Democrata Independente), tendo nessa qualidade integrado a lista de candidatos do PS à Junta de Freguesia de Campolide, nas eleições autárquicas de 1993. Como independente, participei na campanha presidencial de Salgado Zenha, em 1996, na campanha da coligação Por Lisboa, em 1989 e nas campanhas presidenciais de Sampaio da Nóvoa e Ana Gomes, em 2016 e 2021, respetivamente.
Desde há dois anos sou apoiante do LIVRE.