Candidato por Aveiro
Naturalidade
Ovar
Local de Residência
Aveiro
Nacionalidade
Portuguesa
Profissão
Investigador doutorando em Relações Internacionais
Apresentação Pessoal
A minha jornada académica começou em 2012, quando ingressei na Faculdade de Letras da Universidade do Porto para a licenciatura em História e, em 2015, tive a oportunidade de realizar o mestrado em História, Relações Internacionais e Cooperação, também na FLUP.
Desde 2017, estou no programa doutoral em Relações Internacionais na FCSH da Universidade NOVA de Lisboa, tendo obtido uma Bolsa de Doutoramento pela FCT em 2021. No âmbito do doutoramento, estou a desenvolver uma investigação sobre a identidade nacional no contexto do Brexit, bem como as suas implicações políticas, culturais e sociais no contexto britânico e europeu.
Paralelamente, realizei diversas formações adicionais, entre as quais destaco o Curso de Especialização em Dinâmicas Geopolíticas na Europa Contemporânea (2016), o Curso de Introdução Geoestratégica ao Médio Oriente (2017) e o Curso Intensivo em Geopolítica (2020). Além disso, participei em cursos e imersões sobre a União Europeia, como o Campus de Yuste (2021) e o SummerCEmp (2021).
No campo profissional, tive a oportunidade de integrar a Missão Diplomática Portuguesa no Reino Unido (PEPAC-MNE, 2018 a 2019). Essa experiência proporcionou-me uma visão aprofundada dos assuntos governamentais, institucionais e diplomáticos, assim como a oportunidade de interagir com os atores cruciais nesses contextos. Adicionalmente, realizei o estágio Schuman no Gabinete de Ligação do Parlamento Europeu em Portugal, em 2021.
Ao longo deste percurso, também destaco o meu papel como Investigador e Consultor na Associação A3S, onde desenvolvi um projeto sobre o Associativismo e Cooperativismo (2017). Mais recentemente, atuei como Consultor Internacional de projetos com financiamento europeu na INOVA+ (2020).
Para além do âmbito académico e profissional, saliento o meu envolvimento em projetos sociais e científicos, como o RWU – Refugee World United (2021-2022), um projeto que visou sensibilizar a sociedade sobre as questões relacionadas com refugiados e migrantes, educando e combatendo estereótipos. Igualmente, integrei o projeto entre o IMAKAY Research Hub e o Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (2022-presente), dedicado ao acompanhamento do processo eleitoral brasileiro de 2022. Além disso, co-fundei e participo ativamente no projeto The Science Communication Network (2021-presente), que procura encontrar soluções para as barreiras no diálogo entre cientistas, comunicação científica e decisores políticos
Redes Sociais
Apresentação de candidatura
É com grande força e entusiasmo que apresento a minha candidatura às primárias abertas do Livre, impulsionado pela convicção de que o partido representa uma dimensão crucial na promoção de valores democráticos, prosperidade e direitos fundamentais do nosso país. Acredito que, ao unir forças, podemos não apenas preservar, mas também fortalecer e aprofundar os pilares da liberdade e igualdade, através da democracia em Portugal e Europa, com a raiz da ecologia sustentável e para todos.
O Livre floresce através da ação individual e coletiva, base sobre a qual a sociedade e as instituições constroem pontes de igualdade e de convergência. Nesse sentido, a minha motivação para esta candidatura reside na aspiração de colaborar de forma significativa para o bem comum de uma alternativa política progressista, na qual todos tenham voz para desenvolver uma sociedade justa e solidária.
O meu percurso académico e profissional reflete o meu compromisso com o aprofundamento do projeto que o Livre tem realizado. Esse interesse é evidenciado atualmente com a realização do doutoramento em Relações Internacionais, no qual tenho publicado textos analíticos e de opinião para a sociedade, visando contribuir para debates construtivos.
Experiências profissionais, como o meu envolvimento na missão diplomática portuguesa em Londres (PEPAC-MNE) e o estágio Schuman no Gabinete de Ligação do Parlamento Europeu em Portugal, permitiram-me desenvolver um profundo entendimento dos impactos do Brexit no projeto europeu. Esta vivência abrange não apenas a política interna britânica, mas também as dinâmicas políticas e institucionais da União Europeia, bem como questões culturais e sociais transversais a toda a UE.
Acredito que a conjugação das minhas realizações académicas e profissionais me posiciona como um indivíduo que pensa no coletivo, com um forte sentido ético e responsabilidade em todos os projetos que abraço. Sou pragmático e confiante na minha capacidade de contribuir construtivamente na defesa e promoção dos pilares do Livre.
Espero contar com o vosso apoio para integrar o partido e colaborar na construção de um futuro mais inclusivo e comprometido com o cumprimento de objetivos primordiais para o desenvolvimento e o bem-estar da nossa sociedade.