Candidato por Coimbra

Naturalidade

Leiria

Local de Residência

Coimbra

Nacionalidade

Portuguesa

Profissão

Engenheiro civil

Apresentação Pessoal

Nasci e cresci na Bajouca, uma bonita aldeia do concelho de Leiria. Mesmo tendo nascido 19 anos depois do 25 de Abril de 1974, para mim é evidente que aquele dia teve influência na minha vida. Desde logo porque foi o Estado Social criado depois do 25 Abril que me permitiu chegar ao Ensino Superior através da escola pública, o que para os meus pais e para os meus avós nunca foi uma possibilidade. Foi também esse Estado Social que me permitiu tratar de problemas de saúde. Hoje, a minha ambição é poder retribuir lutando por uma sociedade mais livre, mais igual e mais fraterna à luz do 25 de Abril.
Vim estudar engenharia civil para Coimbra e apaixonei-me pela cidade. Faço parte do Livre desde 2021, altura em que percebi que este era o partido no qual eu mais me revia e que tinha que dar o meu contributo para o fazer crescer.
Neste momento faço parte do Grupo de Coordenação Local (GCL) do Núcleo Territorial (NT) de Coimbra e sou o representante do Livre no Conselho Municipal da Juventude (CMJ).
Enquanto membro do GCL do NT Coimbra e representante no CMJ procurei sempre apresentar soluções concretas paras os problemas, ter uma postura de diálogo e uma relação próxima com os membros, apoiantes e simpatizantes.

Redes Sociais

Facebook
Instagram
Twitter/X

Apresentação de candidatura

– De onde partimos?
Estas eleições surgem num cenário bastante particular onde se pode identificar não só uma crise política, mas também uma crise institucional. Mais do que nunca é preciso contribuir para a valorização das instituições aumentando a confiança nas mesmas para salvaguardar a democracia daqueles que a querem destruir. Cabe-me a mim, enquanto candidato do Livre, contribuir para uma maior transparência e escrutínio das decisões políticas, assim como, criar uma maior proximidade com a população através de uma mensagem simples, clara e objetiva.
– Dar resposta aos anseios das pessoas
As dificuldades que as pessoas enfrentam na habitação, na saúde e na educação têm de ter resposta com soluções novas. É preciso robustecer o Estado Social para diminuir as desigualdades e estou convicto que essa transformação passará em grande medida pela incorporação do conhecimento na economia. Esse será o caminho para valorizar os salários, aumentar o financiamento da Segurança Social e prestar melhores serviços públicos.
Os avanços tecnológicos têm permitido um crescimento significativo da produtividade, mas esses avanços tardam a fazer-se sentir de forma concreta em ganhos para a generalidade das pessoas. É por isso importante garantir que o progresso se materializa, por exemplo, numa redução do número de horas de trabalho e numa maior capacidade para cada pessoa cumprir com os seus objetivos.
– Olhos postos no futuro
As alterações climáticas exigem de nós uma postura ainda mais ativa e uma visão de longo prazo. A cada dia que passa vemos os seus impactos cada vez mais frequentes e devastadores, inclusive no distrito de Coimbra, e muitas ações de mitigação tardam a ser implementadas. Temos de “pensar global e agir local” garantindo que a transição ecológica é também uma transição socialmente justa.
É essencial sermos a voz de esquerda que luta por uma democracia europeia, por uma Europa social e ecologista que sabe acolher e que coloca os Direitos Humanos em primeiro lugar.
– Diálogo e compromisso
Assumir uma postura de diálogo e procurar convergências com outras forças progressistas é fundamental para transformar o país. Teremos de procurar soluções de compromisso que sejam transparentes e que possam ser escrutinadas pelas pessoas.

Em 2024 cumpriremos 50 anos de democracia e poderão contar comigo para lutar por mais 50 com mais progresso.
Vamos construir uma alternativa de esquerda, verde e europeísta em Coimbra?