Candidato pelo Porto

Naturalidade

Figueira da Foz

Local de Residência

São João da Madeira

Nacionalidade

Portuguesa

Profissão

Estudante e Freelancer

Apresentação Pessoal

O meu nome é Bernardo Marta (ele/dele), tenho 25 anos e é com a ambição de representar a esquerda ecologista, feminista e libertária que me apresento às primárias do LIVRE.
Nasci num sábado, precisamente um dia antes do dia da mãe. Se acreditasse em alinhamentos cósmicos diria que é daí que vem a minha veia feminista. O feminismo para mim é uma questão justiça fundamental, pois visa desmantelar todas as formas de desigualdade de género. Defendo um feminismo queer, trans-inclusivo e que rompa com a dicotomia do binarismo de género. Como pessoa queer que sou, vejo o feminismo como uma via de libertação de toda a sociedade, ideia bem descrita pelo slogan “feminismo para os 99%”.
O feminismo e a ecologia são tópicos bastante interligados, nomeadamente através do conceito de cuidado. Esta questão é precisamente o foco da dissertação que estou a realizar em para o meu mestrado. Em questões de ecologia política interesso-me por decrescimento, convivialidade, ecofeminismo e economia doughnut.
Embora óbvio, não podia deixar de mencionar a minha ideia de esquerda. Sou bisneto de camponeses sem terra e, por isso, a desigualdade de recursos é uma preocupação que se instalou em mim desde tenra idade. Inevitavelmente as palavras Abril e igualdade são duas pelas quais tenho muito carinho. Porém, é a palavra liberdade que mais me interessa. A liberdade só é possível através de igualdade, mas é na primeira que residem todas as nossas possibilidades, sonhos e horizontes. É a liberdade que nos permite ter relações sociais sinceras e significativas. É a liberdade que nos permite ser de forma plena. Portanto, é na esquerda libertária que me sinto em casa.
Feita esta apresentação mais ideológica, passo a assuntos práticos. Tenho uma licenciatura em gestão e um mestrado em marketing ambos pela Universidade do Porto. Atualmente estou no mestrado em filosofia política na Universidade do Minho, tendo já concluído a fase curricular. A nível profissional tenho experiência em regulação bancária e em organização de eventos. No LIVRE tenho tido uma atividade diversa em vários CT, sou cocoordenador do grupo de discussão de direitos LGBTQIA+ e faço parte da lista eleita para o próximo GCL do NT Porto. Também tenho contribuído para o Instituto José Tengarrinha. Por fim, participo de forma regular em vários eventos e projetos do movimento verde europeu.
Estou expectante pela campanha e tenho a certeza que o LIVRE acrescentará muito ao panorama político. Contem comigo que eu conto convosco!

Redes Sociais

Instagram
Twitter/X

Apresentação de candidatura

É com alegria que me apresento como candidato às primárias do LIVRE no Porto. Candidato-me para fazermos do futuro um lugar mais justo. Candidato-me porque urge mudar a realidade. Subversivamente candidato-me.
As crises coexistem e é difícil recordar um tempo onde elas não existissem: o machismo bafiento, a austeridade mais ou menos encapotada, o retorno do fascismo, a insegurança das pessoas queer, a gritante crise ecológica, o racismo obtuso, … A este presente assoberbante devemos responder com a certeza de que um futuro auspicioso é tão desejável quanto possível, os seus limites são exatamente os mesmos da nossa criatividade e ousadia.
Reclamar aquilo que nos dizem ser impossível é um ato subversivo, assim como ser gentil, sonhar e amar também o são por nos permitirem desafiar a ordem estabelecida. É hora da subversão. É hora reclamar novas soluções para problemas velhos. Para a crise ecológica, reclamo sobriedade e ciência. Para as opressões, reclamo humanidade e justiça. Para estas duas lutas profundamente interligadas, reclamo o nosso futuro e a nossa liberdade. Assim, represento a esquerda que nega o produtivismo e que sabe que a distribuição de recursos e o reconhecimento social são faces da mesma moeda.
É a partir da minha existência contestatariamente à esquerda, ecologista e queer que conheço o significado da palavra opressão. É por conhecer bem várias dessas restrições à liberdade que me proponho a estas eleições. É por saber que nenhuma forma de opressão é justificável e que as podemos combater que peço a vossa confiança. É por saber que é possível viver muito melhor que peço a vossa confiança. É por acreditar que a esquerda ecologista é a melhor via para a liberdade que peço a vossa confiança.
A chave para resolver estes problemas está dentro nós, na nossa capacidade de ousar um futuro mais justo e de alimentar a esperança a cada dia. Para isso tenho três prioridades políticas em consonância com o programa do LIVRE:
•Reimaginar o estado social: mais serviços, mais proximidade, mais recursos
•Um novo modelo de desenvolvimento: uma economia do conhecimento pensada para as pessoas e que respeite os limites planetários
•Uma sociedade para todas: feminismo, direitos queer, comunidades roma, acessibilidade e pessoas refugiadas
Camaradas, contem comigo que eu conto convosco. Sei que vamos fazer uma campanha bonita, cheia de esperança e ousadia. Conto convosco para construirmos um futuro verde e vermelho. O futuro é LIVRE. O futuro é nosso!