Vídeo de Candidatura


    

Naturalidade

Figueira da Foz

Local de Residência

São João da Madeira

Nacionalidade

Portuguesa

Profissão

Consultor de estratégia política

Apresentação Pessoal

Sou o Bernardo Marta (ele/dele | queer) e tenho 25 anos.

Iniciando pela minha componente profissional, estou no mestrado em filosofia política na Universidade do Minho, tendo já concluído a fase curricular. Porém já possuo uma licenciatura em gestão e um mestrado em marketing ambos pela Universidade do Porto.
Já trabalhei para a Fundação dos Verdes Europeus e atualmente sou consultor de estratégia política numa ONG europeia, na qual trabalho com verdes de toda a Europa. No LIVRE tenho tido atividade em vários CT, sou cocoordenador do grupo de discussão de direitos LGBTQIA+ e faço parte do GCL do NT Porto. Também tenho contribuído para o Instituto José Tengarrinha. Por fim, participo de forma regular em vários eventos e projetos europeus, tanto da Federação de Jovens Verdes Europeus (incluindo na sua revista) como no Partido Verde Europeu. Atualmente, sou líder de equipa dos Jovens Verdes para as eleições europeias e voluntário na campanha do segundo.

A um nível mais pessoal: nasci num sábado, precisamente um dia antes do dia da mãe. Se acreditasse em alinhamentos cósmicos diria que é daí que vem a minha veia feminista, fundamental na forma como vejo e penso o mundo. Como pessoa queer, vejo o feminismo como uma via de libertação de toda a sociedade, que abrange não só o género, mas vários fatores de injustiça como a classe social.
O feminismo e a ecologia são tópicos bastante interligados e cruciais para a forma como penso o mundo, inclusive já escrevi sobre isso e fui eu que introduzi no programa das legislativas a ideia de uma política externa feminista.
Embora óbvio, tenho de mencionar a minha ideia de esquerda. Sou bisneto de camponeses sem terra e, por isso, a desigualdade de recursos é uma preocupação que tenho desde tenra idade. Inevitavelmente, Abril e igualdade são duas palavras pelas quais tenho muito carinho. Mas é na liberdade que reside todo o meu amor, é nela que residem todas as nossas possibilidades, sonhos e horizontes. É a liberdade que nos permite ter relações sociais francas e verdadeiras. Só com liberdade podemos ser de forma plena. Portanto, é nesta visão de socialismo sem amarras em que apaixonadamente me filio.

Essa liberdade entre iguais só se alcança de forma transnacional, sendo a União Europeia o mais belo projeto capaz de concretizar essa visão.
Encontro na União Europeia não um lugar estrangeiro onde está o meu país, mas uma casa completa e cheia de amigos e amigas que me ensinam constantemente o real significado da diversidade.

Redes Sociais

Instagram

Apresentação de candidatura

Nestes tempos de polarização é preciso, mais do que nunca, unir as pessoas. Precisamos de construir pontes que simultaneamente resolvam os problemas que nos afetam e criem um espírito de comunidade. Eu sei como construir essas pontes, mas só o sei fazer contigo.

Nenhuma luta é menos importante do que as outras, não só porque a dor é incomensurável mas também porque é impossível isolar as várias lutas. Todas as lutas estão interligadas. Precisamos desta visão ampla que defende os direitos humanos incondicionalmente. Eu tenho essa visão, hoje e sempre, independentemente das circunstâncias e vou fazer tudo para a implementar.

Sou jovem, sou queer, venho da classe média-baixa… mas não são essas as razões que me levam a candidatar-me ao Parlamento Europeu pelas primárias do LIVRE. Eu candidato-me porque vejo as dificuldades e as injustiças, as minhas e as das outras pessoas. Lanço-me a este desafio porque observo e escuto as pessoas com muita atenção. Podemos viver melhor, é uma certeza que tenho e sei como chegar lá. São três os eixos da minha solução:
• Nutrir a democracia, aproximando-a das pessoas e combatendo a desinformação
• Valorizar a diversidade, das pessoas e dos ecossistemas
• Garantir uma vida justa, hoje e no futuro

Como podes entender vou ligar a ecologia aos direitos queer, o feminismo às desigualdades económicas, a democracia económica ao parlamentarismo. Vou fazê-lo ouvindo e testando, procurando apoios não só na nossa bancada mas também nas demais e na sociedade civil.
É altura de fazer da esperança algo concreto, uma ideia de futuro alcançável e necessário. A confiança que depositamos na nossa capacidade de mudança é presságio dos sucessos que atingiremos. Sabemos que vamos fazer a diferença.

Candidato-me para fazer mudança rápido! É por pessoas como eu e tu que o faço. É pelas mulheres, pelas pessoas racializadas, pelas pessoas queer, pelas pessoas migrantes e refugiadas, pelas pessoas com diversidade funcional e neurodiversas, pelas novas e pelas velhas… É por TODAS as pessoas que constroem esta União Europeia diariamente. É porque todos e todas merecemos e podemos viver melhor. E vamos conseguir!

O relógio não pára e não podemos esperar mais.

Junta-te a mim e dá força ao futuro que merecemos!