Naturalidade

Ovar

Local de Residência

Aveiro

Nacionalidade

Portuguesa

Profissão

Investigador em Relações Internacionais

Apresentação Pessoal

A minha jornada académica começou em 2012, quando ingressei na Faculdade de Letras da Universidade do Porto para a licenciatura em História e, em 2015, tive a oportunidade de realizar o mestrado em História, Relações Internacionais e Cooperação, também na FLUP. Desde 2017, estou no programa doutoral em Relações Internacionais na FCSH da Universidade NOVA de Lisboa. No âmbito do doutoramento, estou a desenvolver uma investigação sobre a identidade nacional e política identitária no contexto do Brexit, bem como as suas implicações políticas, culturais e sociais no contexto britânico e europeu. Paralelamente, realizei diversas formações adicionais, entre as quais destaco o Curso de Especialização em Dinâmicas Geopolíticas na Europa Contemporânea (2016), o Curso de Introdução Geoestratégica ao Médio Oriente (2017) e o Curso Intensivo em Geopolítica (2020). Além disso, participei em cursos e imersões sobre a União Europeia, como o Campus de Yuste (2021) e o SummerCEmp (2021). No campo profissional, tive a oportunidade de integrar a Missão Diplomática Portuguesa no Reino Unido (PEPAC-MNE, 2018 a 2019). Essa experiência proporcionou-me uma visão aprofundada dos assuntos governamentais, institucionais e diplomáticos, assim como a oportunidade de interagir com os atores cruciais nesses contextos. Adicionalmente, realizei o estágio Schuman no Gabinete de Ligação do Parlamento Europeu em Portugal, em 2021. Ao longo deste percurso, também destaco o meu papel como investigador e consultor na Associação A3S, onde desenvolvi um projeto sobre o Associativismo e Cooperativismo (2017). Mais recentemente, atuei como Consultor Internacional de projetos com financiamento europeu na INOVA+ (2020). Para além do âmbito académico e profissional, saliento o meu envolvimento em projetos sociais e científicos, como o RWU – Refugee World United (2021-2022), um projeto que visou sensibilizar a sociedade sobre as questões relacionadas com refugiados e migrantes, educando e combatendo estereótipos. Além disso, co-fundei e participo ativamente no projeto The Science Communication Network (2021-presente), que procura encontrar soluções para as barreiras no diálogo entre cientistas, comunicação científica e decisores políticos.

Redes Sociais

Instagram
Twitter/X

Apresentação de candidatura

É com um enorme compromisso e entusiasmo que apresento a minha candidatura às Primárias Abertas do LIVRE para as Eleições Europeias de 2024, alinhado com os princípios que o partido revela na defesa dos valores e ideais europeus. Vejo aqui, mais uma vez, uma oportunidade para o fortalecimento do papel e da voz que o LIVRE desempenha no reforço crucial do projeto europeu, na sua ampla atuação na defesa da democracia, dos direitos fundamentais, da liberdade, da igualdade, da ecologia e de uma sociedade progressista, justa, solidária e inclusiva.

A minha candidatura surge de uma trajetória de desenvolvimento pessoal que se fortaleceu com a minha participação e candidatura às eleições legislativas pelo círculo eleitoral de Aveiro. Durante o período de campanha, a interação direta com os(as) eleitores(as), por um lado, proporcionou-me compreender as suas angústias e pretensões e, por outro, reforçou um compromisso pessoal para o avanço de políticas progressistas e para a defesa de valores e propostas defendidas pelo LIVRE. Além disso, como um jovem investigador em Relações Internacionais; como membro da comunidade LGBTQIAP+; como filho de pais que não tiveram oportunidades educativas e profissionais que os aprouvessem; e como amigo de imigrantes em Portugal, tenho vivenciado de perto as dificuldades, as preocupações e os anseios enfrentados pelas mais diferentes franjas da sociedade, que tem assistido a abismos crescentes e a retrocessos em direitos que julgávamos conquistados – e sei que a construção de diálogos e a aproximação com a sociedade só vão trazer benefícios para o progresso justo de um futuro inclusivo em nível local e europeu.

Nesse sentido, a minha intenção para a apresentação desta candidatura consiste no desejo de colaborar para a promoção do projeto que o LIVRE abraça em Portugal, para que seja potenciado na União Europeia ao estreitar diálogos com partidos da esquerda verde. Só assim poderemos evitar o avanço dos extremismos e “farsismos” – políticos, económicos, morais – que dividem a sociedade e desestabilizam o projeto europeu; só assim construiremos a equidade necessária e possível para fortalecer a pluralidade europeia, porque nela reside o caminho para um futuro de efetivo desenvolvimento social, ecológico e responsável.

Conto com o teu apoio!