Vídeo de Candidatura


    

Naturalidade

Leiria

Local de Residência

Santa Maria da Feira

Nacionalidade

Portuguesa

Profissão

Técnico Superior

Apresentação Pessoal

Filipe Honório (ele/dele), 32 anos.

Nasci e cresci em Leiria, estudei na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (IPL) e na Faculdade de Economia (Universidade de Coimbra), e tenho formação nas áreas de gestão e relações internacionais, com especialização em estudos europeus. Foi também na cidade de Leiria que iniciei o meu percurso profissional na área da consultoria de gestão e projetos de investimento. Depois disso, trabalhei nas áreas de inovação e desenvolvimento local, nos setores empresarial, associativo e cooperativo.

Atualmente vivo em Santa Maria da Feira, cidade que me acolheu em 2017. Nos últimos seis anos tenho trabalho da área do desenvolvimento local e gestão de financiamentos. Estou também envolvido no associativismo cultural e social, áreas que me dão imenso gosto de trabalhar e conhecer.

Sou o resultado do 25 de Abril. Foi o estado social fundado a partir do 25 de abril que me deu a escola, que me deu cuidados de saúde, que garantiu a possibilidade de crescer e formar-me como poucos tiveram a oportunidade de o fazer na minha família.

Juntei-me ao LIVRE no seu congresso fundador, em 2014, com a certeza de que uma alternativa progressista, ecologista e europeísta para Portugal seria feita pelo LIVRE. E foi.

No LIVRE já fui candidato a eleições legislativas, europeias e autárquicas, já pertenci a diversos órgãos nacionais (Assembleia (2018-2020); Grupo de Contacto (2020-presente)) e locais (Grupo de Coordenação Local do distrito de Leiria (2021-2023)), e tenho tido a sorte de trabalhar com diversas/os camaradas, simpatizantes e movimentos sociais que têm contribuído para a construção de uma alternativa política progressista, ecologista e europeísta.

A construção de um partido aberto às pessoas, que serve como força mobilizadora para transformar a sociedade, nascido com o objetivo claro de contribuir para a convergência de uma maioria progressista, era algo de que eu tinha de fazer parte. Acredito numa sociedade livre, progressista, com espaço para todas as pessoas.

Redes Sociais

Facebook
Twitter/X
Instagram

Apresentação de candidatura

Candidato-me às primárias do LIVRE para as Europeias de 2024 por três razões: 1) defender a afirmação do LIVRE como alternativa política; 2) contribuir para o reforço da esquerda verde europeia e 3) ganhar uma representação que defenda a democratização europeia, a justiça ambiental e a justiça social ao nível europeu.

Estas razões motivam-me para participar numa equipa que apresente um projeto renovado para fazer face aos desafios e ameaças europeus, e no qual Portugal deve contribuir com uma visão transformadora ao nível do modelo de desenvolvimento, de participação democrática, e de liberdades.

É urgente devolver às cidadãs e cidadãos o poder de decidir e intervir na política europeia, e isso começa na capacidade do Parlamento Europeu em ouvir e envolver as europeias e europeus. Pretendo contribuir e desenvolver um projeto de aproximação de cidadãs e cidadãos ao projeto de construção europeia.

Os novos desafios desde século, como as alterações climáticas ou a pobreza, não conhecem fronteiras, como vimos com a pandemia de COVID-19. As respostas a estes problemas não podem ser meramente locais, regionais ou nacionais. Precisamos de um projeto político à escala continental que permita dar resposta a estes desafios.

Num momento em que forças autoritárias e radicais tentam subverter ou interromper um projeto de bem-estar e paz para milhões de pessoas, é fundamental dar um horizonte de conquistas reais e tangíveis para o nosso dia-a-dia. É importante lançar um Novo Pacto Verde que permita investir em novas tecnologias que assegurem a necessária transição climática e energética, criando milhares de postos de trabalho verdes, promovendo bem-estar e qualidade de vida. O restauro da natureza e a proteção da biodiversidade são investimentos nas gerações futuras, oferecendo um planeta rico e livre de poluição. Uma Europa assumidamente anti-racista e feminista é determinante para defender direitos e liberdades de milhares de cidadãs e cidadão, combatendo todas as formas de discriminação. Um projeto que defende e luta pela autodeterminação dos povos, pela liberdade e pela proteção da vida humana, seja na Ucrânia, seja na Palestina.

É possível ter um novo contrato social que gere bem-estar para todas as cidadãs e cidadãos. É possível ter uma União Europeia defensora dos Direitos Humanos. É possível ter a afirmação de um espaço de paz e igualdade para toda a gente. É possível lutar por um futuro empático, seja em Portugal, na Europa, e no mundo.