LIVRE condena a intervenção da polícia nas manifestações de estudantes na FCUP

Na madrugada de ontem, 21 de maio, estudantes da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) viram-se forçados a terminar uma manifestação pacífica que ocorria nas instalações da faculdade, quando confrontados por um grande dispositivo policial enviado com esse intuito. O LIVRE repudia veementemente a utilização de forças de segurança em contexto académico quando não está em causa a segurança de pessoas.

Nas últimas semanas, temos assistido, por todo o país, a várias ações de estudantes em repúdio do massacre perpetrado por Israel e em defesa dos direitos humanos e de uma Palestina livre. Desde quinta-feira, dia 16, decorria de forma pacífica, na FCUP, um protesto que pretendia o cessar de acordos com instituições académicas israelitas por parte da Universidade do Porto, para o qual foi chamado o dispositivo policial a pedido da direção da faculdade.

O espaço universitário deve, para além da formação técnico-científica superior, primar pela abertura e liberdade para diálogo e protesto pacíficos, mas divergentes e críticos das estruturas de poder, dando voz a estudantes, grupo historicamente pioneiro na reivindicação de direitos e no avanço de valores progressistas. Esta decisão da direção da FCUP vem na linha de um fechamento institucional e recusa da discussão pública, a nível nacional e internacional, que o LIVRE vê com preocupação e condena.

O LIVRE está, como sempre, solidário com o povo palestiniano que vê os seus direitos básicos negados há décadas e continua a lutar pelo reconhecimento do Estado da Palestina por parte de Portugal e dos outros estados-membros da União Europeia.