Conhece os candidatos às primárias!
#MUDA A REALIDADE. CONNOSCO.
Convocatória às primárias
Vários partidos lhe pedirão, nas próximas eleições autárquicas, o seu voto. Mas nenhum outro partido em Portugal lhe dará, como o LIVRE, a oportunidade de mudar a realidade fazendo, agindo, apresentando o seu contributo.
Para o LIVRE, a mudança começa consigo. Na sua rua, no seu bairro, na sua freguesia ou município há muito por fazer. Muitas ideias para levar à prática. Um futuro mais justo e inclusivo para construir. Uma atitude de transparência e honestidade a exigir em cada gesto, cada medida e cada decisão. Uma vontade de prestar contas em cada voto, cada proposta e cada compromisso. São estas as possibilidades abertas pelas candidaturas às primárias do LIVRE para as eleições autárquicas de 2017.
O LIVRE lança o desafio da participação:
- A todos os cidadãos que se revêem nos nossos valores progressistas de justiça social, aprofundamento democrático, do estado de direito e do respeito pelos direitos fundamentais e pela Constituição.
- A todos os cidadãos que comprometem com uma ação política balizada pelos pilares do LIVRE: a Liberdade, a Esquerda, a democracia na Europa e a Ecologia.
- A todos aqueles e aquelas que se empenham por uma prática política inclusiva, paritária e defensora da diversidade; pluralista, tolerante e cosmopolita; igualitária, solidária e respeitadora das diferenças.
- A todos aqueles que, filiando-se no campo político da esquerda, do ecologismo e do progressismo, entendem pautar a sua atitude cívica pela busca das convergências e pela recusa do sectarismo; pela vontade de fazer a diferença real e não pelo taticismo político; e, finalmente, pela crença de que o trabalho através das instituições é uma forma de melhorar a vida dos nossos concidadãos e não de defender cargos, postos ou territórios partidários.
A todos esses cidadãos e cidadãs, o LIVRE convida a vir defender as nossas bandeiras para estas eleições autárquicas.
O LIVRE é um partido pioneiro. Lançámos as primeiras primárias abertas da história da democracia portuguesa. Apresentámos a primeira candidatura cidadã às eleições legislativas em Portugal, abrindo totalmente as nossas listas e programa à participação de cidadãos independentes e movimentos políticos progressistas. Fomos o primeiro partido a entregar listas completamente paritárias em Portugal. O primeiro partido a defender uma governação de convergência à esquerda em Portugal. O partido que foi mais longe na defesa de uma Democracia Europeia para a UE. Em apenas três anos de existência, o papel do LIVRE é já amplamente reconhecido: somos o partido que vê possibilidades de mudança onde outros vêem bloqueios e sectarismo.
Somos o partido que MUDA A REALIDADE. Connosco, venha agora contribuir para melhorar a vida nas nossas vilas e cidades, nas nossas freguesias e municípios.
2 de maio de 2017
Atenção: o LIVRE definiu para as autárquicas uma estratégia de geometria variável.
Isto significa que nos locais onde exista convergência programática o LIVRE poderá integrar coligações com outros partidos ou apoiar movimentos de cidadãos.
Sendo o LIVRE um partido político, todas as candidaturas do LIVRE, quer em coligação, quer em lista própria, terão de ser aprovadas pelos seus órgãos e sujeitas a primárias, pelo que a apresentação de candidatura individual às primárias, ou a inscrição para votar, não implicam necessariamente a apresentação de uma lista às eleições autárquicas.
Abertura e prazos
(+informação no calendário)
desde 2 de maio às 16:00:
– abertura das candidaturas para todas as autarquias locais
até 13 de maio às 23:59:
– fecho das candidaturas a Ponta Delgada e das inscrições para votar
– fecho das candidaturas às freguesias e Assembleia Municipal de Lisboa! e das inscrições para votar
até 25 de junho às 23:59:
– fecho das inscrições para votar para a Câmara Municipal de Lisboa
até 1 de julho às 23:59:
– fecho das candidaturas à Câmara Municipal de Lisboa e para todos os órgãos autárquicos de Oeiras