Naturalidade

Portimão

Local de Residência

Lagoa, Caramujeira

Nacionalidade

Portuguesa

Profissão

Estudante

Apresentação Pessoal

Olá, sou o Dário e tenho 22 anos. Nascido e criado no Algarve, entre a Serra e o Mar, aos 19 anos larguei a realidade que sempre conheci e abracei uma nova, em Lisboa, para onde me mudei e fui seguir uma paixão, estudar História, encontrando-me atualmente a tirar mestrado em História Contemporânea na FCSH. Foi também em Lisboa onde comecei a despertar para a política e a sensibilizar-me com as causas sociais, ao deparar-me, desde cedo, com a crise habitacional que assola a cidade e com a dificuldade de encontrar um quarto a preço acessível, com a precariedade estudantil e com as injustiças económicas e sociais no geral a que no meu dia-a-dia vou assistindo e que tanto me deixam indignado e inconformado. E é por me deixarem inconformado, que sinto que não posso ficar inerte. Filho de Abril, cujas conquistas tanto me deram, penso que chegou o momento de tentar retribuir, motivo pelo qual me juntei ao LIVRE em 2023, por acreditar que é preciso um partido de esquerda, verde e europeísta que defenda os jovens.

Apresentação de candidatura

É com grande entusiamo e sentido de dever que me candidato às Primárias do Livre para as eleições europeias de 2024. Pela primeira vez, o LIVRE poderá eleger para o Parlamento Europeu, depois de já ter recentemente conseguido eleger o seu primeiro grupo parlamentar de sempre para a Assembleia da República!

Nos próximos cinco anos, a União Europeia estará diante desafios urgentes que exigem uma abordagem coletiva e orientada para o futuro.

As imigrações de refugiados representam uma realidade para a Europa contemporânea. Devemos abraçar uma política de imigração justa e humanitária, devendo promover a integração eficaz dos refugiados, garantindo-lhes dignidade, segurança e oportunidades de prosperar. Uma abordagem solidária e coordenada entre os Estados-membros é essencial para enfrentar esse desafio de forma eficaz e altruísta.

O crescimento da extrema direita, representa uma ameaça à coesão e aos valores fundamentais da União Europeia. Devemos combater ativamente o populismo, a intolerância e o autoritarismo, fortalecendo as nossas instituições democráticas e defendendo os direitos humanos e o Estado de Direito. É imperativo combater a desinformação e promover uma cultura de diálogo e respeito mútuo. Somente através da solidariedade e da unidade podemos preservar a integridade e a eficácia das nossas instituições europeias.

O combate às mudanças climáticas e a proteção do meio ambiente são questões urgentes que exigem uma ação decisiva por parte da União Europeia. Devemos adotar políticas ambiciosas para reduzir as emissões de carbono, promover energias renováveis e proteger a biodiversidade. Investir em tecnologias limpas e sustentáveis, incentivando a uma transição para uma economia verde e circular, garantindo assim um futuro próspero para as gerações futuras.