Naturalidade

Lisboa

Local de Residência

Lisboa

Nacionalidade

Português

Profissão

Investigador Académico

Apresentação Pessoal

Chamo-me João Lourenço Monteiro e tenho dedicado a minha vida à causa pública.
Sou licenciado em Biologia, mestre em Biologia do Desenvolvimento e doutorado em História e Filosofia da Ciência. Para além do meu trabalho académico sou comunciador de ciência e co-fundador da COMCEPT, uma associação de promoção da ciência e do pensamento crítico. Também integro os órgãos sociais da Associação Ateísta Portuguesa e da Associação República e Laicidade.

Estou no LIVRE desde o seu início e já exerci responsabilidades nos diversos órgãos do partido.
Porque defendo uma necessidade imperativa de proteção do ambiente e das relações ecológicas, tenho apoiado nas últimas décadas, na qualidade de sócio, várias associações ambientalistas.

O partido precisa de candidatos sérios e responsáveis e os membros e apoiantes sabem que podem contar comigo. Sou um dos membros fundadores do partido, fui membro do Conselho de Jurisdição por três mandatos (Presidente do CJ no último mandato), fui membro do Grupo de Contacto (direção do partido) e estou atualmente na Assembleia do LIVRE. Nas últimas eleições autárquicas, fui eleito membro da Assembleia de Freguesia da Penha de França, onde tenho apresentado propostas que visam o ambiente, a mobilidade urbana, os direitos humanos e o bem-estar da população.

Redes Sociais

Facebook
Twitter/X

Apresentação de candidatura

A minha candidatura assenta em 5 prioridades:

1 – ECOLOGIA E AGRICULTURA: foco na conservação da biodiversidade, valorização da geodiversidade, manutenção de ecossistemas e utilização consciente e sustentável dos recursos naturais. Aproximação a práticas agrícolas que respeitem os limites ecológicos e que, ao mesmo tempo, garantam a segurança alimentar da população. Colocar os agricultores como os principais agentes de desenvolvimento.

2 – ENERGIA: A Europa tem de estar preparada com infraestruturas que garantam a sua própria autonomia a nível de produção energética, de modo a eliminar a importação de energia de países extra-europeus. Apoiar o investimento na eficiência energética, em particular nos países do sul da Europa, onde é mais necessário.

3 – SEGURANÇA: Atendendo a que nos últimos anos se têm aproximado das fronteiras da Europa conflitos bélicos de longa duração e que alguns países têm ameaçado abandonar a NATO, fragilizando assim a proteção do nosso continente, está na altura de criar uma aliança de segurança europeia, com ferramentas técnicas padronizadas que possam ser produzidas e utilizadas igualmente por todos os países da UE. Em paralelo, vigiar e acompanhar o crescimento de movimentos e de partidos de extrema-direita, promotores de ódio e contrários à democracia.

4 – CIÊNCIA E CULTURA: Defenderei maior investimento para a investigação científica (ciências naturais, sociais e humanidades), a promoção da ciência aberta e da literacia científica, reforçar a ciência básica como tão ou mais importante que a ciência aplicada. A Ciência é também uma ferramenta de coesão europeia, através de parcerias internacionais e da criação de redes de produção de conhecimento, que tão bons resultados sociais, económicos, tecnológicos e científicos têm trazido, do qual o CERN é um bom exemplo ilustrativo. Promoverei a criação de um “Plano Cultural Europeu”, que difunda entre os países da UE as principais obras literárias, artísticas, musicais e científicas criadas no nosso continente.

5 – ECONOMIA PARA A QUALIDADE DE VIDA: Promoção de modelo económico que tenha como finalidade a qualidade de vida dos cidadãos, colocando um foco no tempo livre (semana de 4 dias e RBI), assim como na conservação ambiental e adaptação às alterações climáticas (economia verde). A qualidade de vida também se atinge com a igualdade, envolvendo nas políticas pessoas de todos os géneros, nacionalidades e crenças, pois a diversidade é a maior riqueza da Europa.