Naturalidade

Porto

Local de Residência

Bruxelas

Nacionalidade

Português

Profissão

Assessor político

Apresentação Pessoal

Tenho 27 anos, sou do Porto e membro do LIVRE desde 2021.

Formei-me em Direito e em História. Foi no Luxemburgo que dei o meu primeiro passo nos assuntos europeus, trabalhando no Tribunal de Justiça da UE. De seguida, recebi uma bolsa da Comissão Europeia para estudar no Colégio da Europa (Bruges, Bélgica), onde me especializei em política à escala europeia. Fui, até janeiro de 2024, Adjunto do Secretário de Estado dos Assuntos Europeus do anterior Governo, Tiago Antunes. Exerci funções de ligação do Governo a Bruxelas, contribuindo, em especial, para negociações no Conselho. Aprendi, na prática, sobre o funcionamento muito próprio das instituições e dos processos legislativos na UE, assim como os entraves mais ou menos ocultos que a agenda verde e social enfrenta nos corredores da política europeia. Atualmente vivo em Bruxelas, onde prossigo e divulgo a minha investigação em políticas sociais e externa da UE.

Por vezes, ao falar com camaradas que estão no LIVRE desde a sua fundação, penso, apesar da irmandade de ideias, em como é diferente a origem da nossas militâncias: em 2021, eu juntei-me ao LIVRE porque o partido existia, mais do que para que o partido existisse. Ao contrário desse ideal todo em potência do Manifesto para uma Esquerda Livre e do Congresso do Porto, eu tornei-me membro por me identificar com o ideal em ação, com o que o partido faz, com o que estes camaradas com quem falo construíram e protegeram por mim. Em 2021, encontrei, em Portugal, um partido à esquerda com uma mensagem limpa e de futuro, um partido da Ecologia e da Europa, um partido que faz política da forma certa. A minha militância é mais filha desta existência real do que da ideia inicial do que ela poderia ser.

Hoje, agradeço a todos os que sonharam e resistiram para que o LIVRE estivesse lá quando eu o procurei. Hoje, já somos bem mais do que os fundadores. Hoje, somos quatro na Assembleia da República e não ficaremos por aqui.

É com este orgulho, esta inspiração e sentido de responsabilidade que me candidato, pela primeira vez, a umas primárias do LIVRE.

Redes Sociais

YouTube
Ponto LIVRE

Apresentação de candidatura

” Uma Europa que muda em frente:
mais VERDE, mais JUSTA, mais RESPONSÁVEL ”

Esta é a proposta que gostaria que o LIVRE apresentasse aos portugueses nas eleições europeias de 2024.

Uma Europa que muda EM FRENTE, que não retrocede nos valores democráticos, na integração de políticas e na liderança por um mundo sustentável e respeitador dos direitos humanos. Uma Europa que, pelo contrário, procura soluções através de maior cooperação, maior solidariedade, processos decisórios mais democráticos e abertos, objetivos comuns mais ambiciosos.

E esta será uma Europa mais VERDE, que não se verga aos interesses económicos e às forças populistas que estão a desacelerar o combate às alterações climáticas. Será uma Europa mais JUSTA, que enfrenta a indignidade da pobreza e combate a desigualdade – como meio e como fim – para o futuro que almejamos. Será uma Europa mais RESPONSÁVEL, que percebe o seu lugar no mundo, que defende a Ucrânia e a Palestina, que avança para uma política comum de defesa e segurança, dando a mão aos refugiados e não procurando a guerra pelo proveito económico.

Acredito que este será um caminho para o novo “”Pacto Verde e Social”” que a família dos Verdes Europeus pede para estas eleições. Escolher uma Europa que muda em frente é escolher uma verdadeira “”alternativa para a Europa””, uma opção acima do “”status quo falhado e do retrocesso da extrema-direita””, uma opção de “”esperança””.

Mas esta candidatura tenciona ir além da discussão sobre a Europa que queremos em geral. Nesta campanha, quero também apresentar e discutir ideias para uma Europa que sirva os portugueses, num cenário em que alargamentos, política de coesão, governação económica e tantos outros fatores ameaçam as prerrogativas tradicionais do nosso país. Quero também discutir ideias de foro interno do partido, começando pela relação que se estabelecerá entre o LIVRE e o/a Eurodeputado/a eleito/a, nomeadamente no que serão as formas de diálogo, a aplicação dos meios financeiros disponibilizados pelo Parlamento ao/à eleito/a e o uso da escala europeia para promover a agenda verde em Portugal. Por último, quero apresentar e discutir ideias para a campanha eleitoral, que se realizará num contexto político em ebulição no qual o LIVRE deve continuar a marcar pelo esclarecimento e seriedade.

Pretendo explorar todos estes pontos nos debates da campanha e em conteúdos que poderão ser consultados em:
https://www.youtube.com/@joaopaiva_livre
https://pontolivre.partidolivre.pt/u/joaomanuelpaiva/home