Naturalidade

LISBOA

Local de Residência

BENAVENTE

Nacionalidade

PORTUGUÊS

Profissão

TÉCNICO SUPERIOR

Apresentação Pessoal

Luís Dinis, 43 anos, casado e pai de 2 filhos. Em termos gerais, o meu percurso profissional tem-se feito sempre na área da educação desde 2004 (a brincar, costumo dizer que nunca saí da escola). Tenho mestrado na área dos estudos portugueses interdisciplinares e sou licenciado na área das línguas e literaturas modernas com formação educacional nas áreas das línguas. Entre 2004 e 2011 fui professor do ensino básico e secundário em escolas públicas, estive 1 ano na Guiné-Bissau enquanto professor cooperante e formador de professores a nível institucional e numa ONG; depois regressei a Portugal e estive até 2021 na área do ensino e formação profissional e após um estágio na Comissão Europeia em 2022 estou agora ligado ao ensino superior. Sou votante do LIVRE sensivelmente desde 2015 e membro efetivo desde dezembro de 2023. Bem hajam a todos!

Redes Sociais

LinkedIn

Apresentação de candidatura

«Europa, sonho futuro!/
Europa, manhã por vir,/
fronteiras sem cães de guarda/
nações com seu riso franco/
abertas de par em par!»

Era uma vez um território imenso povoado por conflitos, por guerras, por desunião e que passava (no tempo em que as palavras de Adolfo Casais Monteiro foram escritas) por uma das suas maiores e mais trágicas provações: a 2ª Guerra Mundial.

Depois da guerra, homens e mulheres livres souberam dar as mãos e juntos, paulatinamente, foram construindo um mundo novo, aproximando povos, cimentando alianças, ultrapassando conflitos e contribuindo para construir um futuro de paz, de estabilidade, de harmonia.

Aos poucos, com o esforço e a dedicação de todos nós, a Europa nasceu, cresceu, afirmou-se.

Se há mais de 50 anos foi possível iniciar este projeto comum de unir uma Europa devastada pela guerra e de aproximar os povos, se durante mais de 50 anos foi feito um esforço concertado para cada vez mais aproximar e unir, os tempos que vivemos surgem-nos como um alerta sério de que muito do que foi feito por uma Europa de todos e para todos possa estar seriamente em causa.

Fazendo minhas as palavras do grande Eugénio de Andrade, «é urgente destruir certas palavras/ódio, solidão e crueldade,/alguns lamentos/muitas espadas./»

Por isso, estou aqui. Pela defesa da Europa, é urgente agir, atuar, dizer «Presente».

Por todos os motivos, lutar por uma participação mais LIVRE na Europa é também lutar pela defesa dos valores europeus e por uma esquerda verde europeia mais fortemente representada na casa da democracia europeia.

Vamos defender a Europa.

Contigo, convosco, vamos!