Primárias Legislativas 2022

Consulta os resultados das Primárias Abertas do LIVRE!

 

Ver Resultados

Abertura das primárias do LIVRE
Eleições Legislativas Antecipadas 2022

 

Estão abertas as primárias para escolha dos candidatos e das candidatas do LIVRE para as eleições legislativas antecipadas.

O LIVRE lança assim um desafio de participação aos seus Membros e Apoiantes e à sociedade civil em geral: todos os que acreditam numa esquerda que não desiste do Estado Social e de um SNS com qualidade, uma esquerda que não desiste do planeta e de encontrar solução para a crise climática, uma esquerda que não desiste dos Direitos Humanos e do reforço da democracia e uma esquerda que não desiste de lutar por melhores condições de vida materiais para os trabalhadores e de salários dignos têm no LIVRE uma plataforma para estas lutas, de participação e de ação.

O LIVRE é o partido português da esquerda verde europeia, com uma visão ecologista, cosmopolita, libertária e universalista que reconhece e antecipa os desafios do século XXI. Rejeitamos as políticas de desvalorização, do empobrecimento e da desigualdade, e não desistimos de lutar por um novo modelo de desenvolvimento para o país, ecológico, assente na valorização da ciência e do conhecimento, que garanta a transição ecológica de que necessitamos desesperadamente. O LIVRE é a esquerda que o país precisa no século XXI. O LIVRE é a esquerda que não desiste. Junta-te a nós.

A Comissão Eleitoral receberá pré-candidaturas a todos os Círculos Eleitorais a partir de dia 8 de novembro de 2021. As mesmas poderão ser submetidas através do formulário disponibilizado para o efeito. Durante o mesmo período, a Comissão Eleitoral receberá ainda inscrições para integração dos cadernos eleitorais, possíveis através de segundo formulário.

Para as primárias do LIVRE, as inscrições para colégio eleitoral e pré-candidaturas poderão ser submetidas até 14 de novembro.

O processo de primárias está a ser ser acompanhado por uma Comissão Eleitoral, composta por André Wemans, Henrique Vasconcelos, Isabel Faria, Pedro Mendonça e Teresa Leitão.

Poderás contactar a Comissão Eleitoral através do e-mail comissao.eleitoral@partidolivre.pt

A Esquerda que não desiste

Mensagem Política do LIVRE para as Eleições Legislativas

Aprovada na 68.ª reunião plenária da Assembleia do LIVRE, no dia 9 de novembro de 2021

 

O LIVRE apresenta-se como uma esquerda sem receios do compromisso e da governação e que procurará sempre acordos negociados para legislaturas completas, que permitam a implementação das políticas transformadoras de que
Portugal precisa urgentemente.

As eleições legislativas de 2022 acontecem num momento extremamente delicado para o país e num contexto exigente em que urge responder às devastadoras consequências da pandemia, proteger os mais afetados pela crise económica,
agravada pela crise emergente de energia e matérias-primas, acudir a um Serviço Nacional de Saúde em pré-rutura, enfrentar a crise ecológica e traçar uma estratégia de desenvolvimento inclusivo e sustentável no médio e longo prazos para Portugal. Esta exigência tem de ter uma resposta progressista à altura.

O LIVRE não desiste de ser uma voz na Assembleia da República em defesa da justiça social e da justiça ambiental, da Igualdade e dos Direitos Humanos e uma garantia que o diálogo não morreu com esta crise política, que a esquerda não
desiste de lutar por conquistas concretas e palpáveis para os portugueses e que existe uma visão de futuro que vai muito além da gestão do quotidiano.

O LIVRE não desiste do Estado Social nem da garantia da segurança social, nem de assegurar os direitos básicos como o acesso a uma escola pública de qualidade, nem do acesso à habitação, um direito Constitucional por cumprir.

O LIVRE não desiste do Serviço Nacional de Saúde e dos seus profissionais, tão sacrificados nesta pandemia e que continuam a lutar por melhores condições e direitos, nem de assegurar o acesso à saúde mental, aos cuidados primários e paliativos.

O LIVRE não desiste do Planeta e de encontrar soluções para resolver a crise ecológica, quer à escala global, quer à escala nacional. Não desiste de travar e inverter o declínio da biodiversidade, a degradação e o colapso dos ecossistemas, o desequilíbrio progressivo dos ciclos naturais e das alterações climáticas – nomeadamente através de um Novo Pacto Verde que permitiria investir decisivamente na reconversão da nossa economia para um modelo mais
sustentável.

O LIVRE não desiste de um novo paradigma pós-capitalista de Desenvolvimento Ecológico e Solidário, cimentado nos setores do associativismo e do cooperativismo, e em modelos de economia circular e do conhecimento. Não desiste da Ciência e da Cultura como promotoras da inclusão, da emancipação e da coesão social.

O LIVRE não desiste dos Direitos Humanos e da Igualdade e do combate a todas as formas de discriminação, nem da construção de uma sociedade feminista e livre de todos os preconceitos, sejam racistas, LGBTQIfóbicos, idadistas ou quaisquer outros.

O LIVRE não desiste da Liberdade enquanto pilar de uma vida plena para todas as pessoas, com direito ao rendimento e ao tempo. Não desistimos de lutar por visões de futuro que libertem as pessoas, seja um salário mínimo digno, o Rendimento Básico Incondicional ou as 30 horas de trabalho semanais.

O LIVRE não desiste de aprofundar a democracia construindo-a participativa e a várias escalas, quer através de Assembleias de Cidadãos, quer através da tão necessária regionalização, quer através da criação de uma democracia europeia, aprofundando a União Europeia enquanto projeto de paz, integração e de defesa dos Direitos Humanos.

O LIVRE é o partido português da esquerda verde europeia, com uma visão ecologista, cosmopolita, libertária e universalista que reconhece e antecipa os desafios do século XXI. Rejeitamos as políticas da desvalorização, do empobrecimento e da desigualdade, e não desistimos de lutar por um novo modelo de desenvolvimento para o país, ecológico, assente na valorização da ciência e do conhecimento, que garanta a transição ecológica de que necessitamos desesperadamente. O LIVRE é a esquerda que o país precisa no século XXI. O LIVRE é a esquerda que não desiste.

Contribui!

O LIVRE está a construir o seu programa eleitoral, e tu também podes contribuir!

 

Obrigada por todas as propostas submetidas. Estamos agora a trabalhar no texto final do programa!