Candidato por Aveiro

Naturalidade

Leiria

Local de Residência

Santa Maria da Feira

Nacionalidade

Portuguesa

Profissão

Técnico Superior

Apresentação Pessoal

Filipe Honório (ele/dele), 32 anos.
Nasci e cresci em Leiria, estudei na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (IPL) e na Faculdade de Economia (Universidade de Coimbra), e tenho formação nas áreas de gestão e relações internacionais. Foi também na cidade de Leiria que iniciei o meu percurso profissional na área da consultoria de gestão e projetos de investimento. Depois disso, trabalhei nas áreas de inovação e desenvolvimento local, nos setores empresarial, associativo e cooperativo.
Atualmente vivo em Santa Maria da Feira, cidade que me acolheu em 2017. Nos últimos seis anos tenho trabalho da área do desenvolvimento local e gestão de financiamentos. Estou também envolvido no associativismo cultural e social, áreas que me dão imenso gosto de trabalhar e conhecer, cada vez mais.
Sou o resultado do 25 de Abril. Foi o estado social fundado a partir do 25 que me deu a escola, que me deu cuidados de saúde, que garantiu a possibilidade de crescer e formar-me como poucos tiveram a oportunidade de o fazer na minha família.
Juntei-me ao LIVRE no seu congresso fundador, em 2014, com a certeza de que uma alternativa progressista, ecologista e europeísta para Portugal seria feita pelo LIVRE. E foi.
No LIVRE já fui candidato a eleições legislativas, europeias e autárquicas, já pertenci a diversos órgãos nacionais (Assembleia (2018-2020); Grupo de Contacto (2020-presente)) e locais (Grupo de Coordenação Local do distrito de Leiria (2021-2023)), e tenho tido a sorte de trabalhar com diversas/os camaradas, simpatizantes e movimentos sociais que têm contribuído para a construção de uma alternativa política progressista, ecologista e europeísta.
A construção de um partido aberto às pessoas, que serve como força mobilizadora para transformar a sociedade, nascido com o objetivo claro de contribuir para a convergência de uma maioria progressista, era algo de que eu tinha de fazer parte. Acredito numa sociedade livre, progressista, com espaço para todas as pessoas.

Redes Sociais

Facebook
Twitter
Instagram

Apresentação de candidatura

Sou candidato às primárias do LIVRE para as eleições legislativas de 2024 por Aveiro.
As próximas eleições legislativas são inesperadas e, paradoxalmente, inevitáveis. O LIVRE já tinha alertado para a absoluta necessidade de diálogo do governo, aliás a “maioria absoluta de diálogo” foi uma promessa socialista que ficou por cumprir.
A agudização da atitude de fechamento do governo culminou com uma grave crise de regime, para a qual o governo contribuiu com a sua injustificável conduta irresponsável. Esta sucessão de eventos irá conduzir-nos a estar a lutar pelo 25 de abril em 2024, em vez de estarmos a comemorar os 50 anos da revolução da liberdade.
Liberdade. A liberdade foi das maiores conquistas de Portugal na segunda metade do século XX. A liberdade que o 25 de abril trouxe permitiu que muitos, eu incluído, pudessem ser cidadão, e que o caminho para uma sociedade com acesso à educação, à saúde, à proteção social e a Direitos Humanos começasse a ser feito.
Hoje, quase 50 anos depois, é preciso reconquistar a Liberdade. Temos um país adiado, com muita gente para a qual o 25 de abril ainda está por cumprir. Falta o acesso à habitação, o acesso à saúde, o acesso à vida livre das amarras da exploração, do controlo, da dependência. A liberdade pela qual temos agora de lutar é a liberdade de poder sonhar, de poder ser aquilo que quisermos ser independentemente de onde viemos, de poder escolher ficar no país onde nascemos ou escolher qualquer outro sítio para viver, de poder traçar um futuro que faça sentido para cada um de nós, de poder estar com as/os outras/os. A liberdade é a realização pessoal e é a solidariedade de garantir que toda a gente tem também essa oportunidade. A liberdade é condição essencial para podermos viver e experienciar a vida.
O distrito de Aveiro conta com 700 mil pessoas, uma multiplicidade de contextos sociais e geográficos, do rural ao urbano, das serras à costa marítima. A proteção das zonas naturais como a Serra da Freita ou a Ria de Aveiro é essencial para assegurar a preservação de ecossistemas essenciais à nossa própria sobrevivência. A ferrovia como instrumento de coesão é fundamental para assegurar acesso a serviços públicos. É por tudo isto, e mais ainda, que quero representar o LIVRE em Aveiro.
O momento para criar uma sociedade livre é agora. É urgente dar respostas na habitação, no combate às alterações climáticas, na crise ecológica, na saúde, na educação, na mobilidade, nos Direitos Humanos. A hora é agora.