Candidata por Faro

Naturalidade

Faro

Local de Residência

Paderne, Albufeira

Nacionalidade

Portuguesa

Profissão

Assistente Técnica

Apresentação Pessoal

Sou a Ana Sofia Marcelino, apresento-me com 25 anos às Primárias do LIVRE para as Eleições Legislativas de 2024. Nasci em Faro e, atualmente vivo em Albufeira na bela aldeia de Paderne.
Do ponto de vista académico, sou licenciada em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Algarve. Fiz Erasmus+ durante 6 meses em Madrid na Universidad Rey Juan Carlos. Atualmente encontro-me a aguardar a defesa da prova de mestrado, no Mestrado em Direção e Gestão Hoteleira no ramo Hotelaria, Empreendedorismo e Projetos de Investimento na Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve. O tema que desenvolvi na dissertação de mestrado foi “”Sustentabilidade Hoteleira no Município de Loulé””.
Mais recentemente ingressei no doutoramento em Ciências Económicas e Empresariais no ramo de Economia na Faculdade de Economia da Universidade do Algarve.
Do ponto de vista profissional, entre 2019 e 2022 trabalhei no setor privado enquanto técnica de contabilidade. Em julho de 2022, entrei através de um concurso público como assistente técnica numa autarquia local, na contabilidade.

Redes Sociais

@annamsofia

Apresentação de candidatura

Entrei no LIVRE em 2019 através das Primárias das Eleições Legislativas de 2019 onde fui a cabeça de lista pelo circulo eleitoral de Faro. Atualmente, sou membro do LIVRE, faço parte da Assembleia do LIVRE e do Grupo de Trabalho Iniciativa, pertenço ao Grupo de Coordenação Local e ao Núcleo Territorial do Algarve.
Tal como no passado em 2019 e em 2022 apresentei a minha candidatura, os momentos que hoje vivemos merecem ainda mais a reflexão de todos nós. Mais umas eleições inesperadas e antecipadas. É fundamental a estabilidade do regime democrático e por esse motivo considero que o LIVRE enquanto partido político tem agido focado na defesa dos valores cívicos, da causa pública, da transparência, da responsabilidade, da democracia e de uma transição energética.
Revejo-me num modelo de desenvolvimento sustentável assente nos 3 pilares da sustentabilidade, económico, social e ambiental. Os interesses partidários em momento algum devem ser colocados à frente do compromisso político que as eleitas e os eleitos do LIVRE defenderão na Assembleia da República​. Defendo um modelo de desenvolvimento onde coabita a justiça social e a justiça ambiental, pois só assim haverá crescimento económico sem comprometer o planeta, o ambiente e as gerações futuras.
Acredito que o LIVRE têm um papel fundamental na política e, que uma política assente na liberdade, na esquerda, na ecologia e na Europa é cada vez mais necessária no Portugal em que hoje vivemos.