Candidato por Lisboa

Naturalidade

São Jorge de Arroios, Lisboa

Local de Residência

Agualva-Cacém

Nacionalidade

Portuguesa

Profissão

Product Owner – Business Transformation (Companhia de Seguros MetLife)

Apresentação Pessoal

Chamo-me Nuno Salsinha, tenho 49 anos, sou pai de duas meninas, uma com 21 anos (que frequenta o último ano da Licenciatura em História) e a mais pequena com 10. Partilhamos a nossa vida com a minha companheira e o seu filho de 20 anos (que frequenta o segundo ano da Licenciatura em Jornalismo e Comunicação).
Aos 18 anos decidi iniciar a minha vida profissional como militar, optando por tirar um curso de Sargento técnico de informática na Marinha de Guerra Portuguesa. Em 2000, aceitei o convite para trabalhar numa companhia de seguros, inicialmente como analista programador de Informática, depois como Project Manager e, desde há 5 anos, como Business transformation e Product Owner. Sou visto, profissionalmente, como uma pessoa sempre motivada em cada projeto, com muita sensibilidade e respeito pelo trabalho de todos, o que me leva a conseguir compromissos entre os diferentes interlocutores e a atingir os objetivos.
Nasci numa família humilde, sem posses, e fui criado desde os 15 meses num pequeno bairro pobre de Agualva-Cacém. Por ter crescido neste bairro, habituei-me, desde sempre, a viver num ambiente de diversidade e de grandes dificuldades, tendo desenvolvido uma perspetiva da sociedade de entreajuda para que se criem oportunidades.
Liguei-me ao associativismo na Associação Cultural de Tercena em 1997 e avancei com alguns projetos para conseguir cativar jovens a actividades que os levassem a sentir-se acompanhados. A minha preocupação relativamente aos mais desfavorecidos, levou-me a mais algumas iniciativas para ajudar instituições (por exemplo para angariar bens e fundos para a MIMAR).
Em 2022, candidatei-me e iniciei a licenciatura em Ciências Sociais na Universidade Aberta. A motivação para esta decisão foi a minha preocupação constante e vontade de ajudar nos desafios que a nossa sociedade enfrenta. Tenho, também, um especial interesse pela sustentabilidade, a ecologia e a transição energética.
Em suma, sou uma pessoa proativa, preocupada com a sociedade e com o futuro, das pessoas e do planeta, com uma grande vontade de ajudar.

Redes Sociais

LinkedIn

Apresentação de candidatura

Amigas e amigos Membros e Apoiantes do LIVRE,
A situação que Portugal vive neste momento concreto, após o pedido de demissão do Primeiro Ministro (nas circunstâncias em que a mesma ocorreu), é uma situação muito especial, de clima de desconfiança nas instituições e na credibilidade dos políticos.
Mas, além desta situação específica, também temos assistido, desde as últimas eleições legislativas de 2022, a uma maioria pouco dialogante e pouco recetiva, que levou a uma insatisfação quase generalizada dos trabalhadores dos vários setores públicos, e a que não se avancem definitivamente com ações concretas e estruturantes para garantir a igualdade e a solidariedade.
A conjugação de todos estes fatores alimenta o oportunismo dos populistas e alimenta extremismos que podem pôr em causa a democracia, que podem pôr em casa a nossa liberdade!
Não nos devemos abstrair desta realidade que estamos a viver, tanto a nível nacional como noutros países a onde a extrema direita tem crescido, num momento em que a União Europeia deverá estar unida e solidária na defesa da liberdade e dos direitos humanos.
Sinto que este é o momento certo para que todos nós, que defendemos valores como a liberdade, a fraternidade, os direitos humanos, a igualdade, a sustentabilidade e o respeito pela natureza, sejamos parte ativa na defesa dos mesmos.
Decidi, portanto, candidatar-me às primárias abertas do LIVRE para as Eleições Legislativas de 10 de Março de 2024.
Tomei esta decisão porque sinto que posso enriquecer o debate de ideias e ajudar a transmitir os princípios. Tomei esta decisão porque sinto que é importante mostrar às novas gerações que os seus pais também percebem o mundo mudou e que os apoiarão nestes valores e nas suas atuais preocupações. Tomei esta decisão sem qualquer expetativa de índole pessoal, mas com a expetativa de que iremos conseguir todos, em conjunto, apresentar soluções para os atuais desafios da sociedade.
É possível a integração de imigrantes como iguais através de políticas de igualdade de oportunidades, é possível reduzir o impacto ambiental através de medidas de incentivo à utilização de transportes públicos que não poluam e utilização de transportes próprios não poluentes, é possível melhorar os serviços públicos tanto na saúde, como na educação e na Segurança social.
Candidato-me às primárias abertas do LIVRE para as Eleições Legislativas de 2024 para ajudar!