Candidato por Lisboa

Naturalidade

Lisboa

Local de Residência

Lisboa

Nacionalidade

Portuguesa

Profissão

Historiador

Apresentação Pessoal

Nasci em 1972, em Lisboa, e passei parte da minha infância na aldeia das minhas origens, no Ribatejo. As minhas primeiras memórias são da liberdade que o 25 de Abril trouxe e do mundo de possibilidades que a partir desse momento se abriu, e de que fui beneficiário direto na educação pública, na saúde pública, na europeízação do país, no investimento na ciência e no ensino superior. O Portugal do 25 de Abril foi o melhor país que tiveram os gentes comuns desta terra em toda a sua história. Merece por nós ser defendido e ampliado, por gratidão, sentido de dever, e vontade de ir mais longe no mesmo caminho. Foi isso que me fez ser um dos fundadores do LIVRE, que me tem orientado enquanto deputado eleito do nosso partido, e que me leva a apresentar agora esta candidatura.

Redes Sociais

Twitter/X
Instagram

Apresentação de candidatura

Nunca como hoje a defesa da democracia, do estado de direito e dos direitos fundamentais precisou tanto de nós — em Portugal, na Europa e no mundo. Contra a emergência de autoritarismos vários, nacionalistas, ultraconservadores, neoliberais e imperialistas; contra a crise ecológica global que nos ameaça; contra o desfazer do contrato social perante a financeirização à escala global. Por um novo modelo de desenvolvimento dinâmico e inclusivo, que dê asas a quem quer concretizar os seus sonhos e que não deixe ninguém para trás; por uma sociedade democrática, participativa e aberta; por um projeto europeu solidário e visionário; por uma globalização justa e ambientalmente responsável; pelo avanço do conhecimento e da ciência para todos, aproveitando as oportunidades que se nos oferecem para um novo contrato entre humanidade, natureza e tecnologia. Neste momento histórico, por um Portugal que esteja sempre do lado dos direitos humanos, da autodeterminação dos povos, da proteção aos refugiados, da construção do direito internacional e do combate aos novos fascismos. Por um país livre, com gente de cabeça erguida, sem medo de fazer ouvir a sua voz e onde se cuide e proteja dos mais vulneráveis.

O LIVRE regressou à Assembleia da República em janeiro de 2022. Durante estes quase dois anos tive a missão de representar o nosso partido e os nossos concidadãos levando por diante ideias de futuro, generosas e transformadoras. Que mudem no concreto as condições de vida das pessoas, como no Programa 3C — Casa, Conforto e Clima — a que já aderiram dezenas de milhares de pessoas. Que dêem às pessoas as condições de reclamarem a sua liberdade, como no alargamento do subsídio de desemprego às vítimas de violência doméstica. Que preparem a vida plena que desejamos no futuro, como no plano-piloto de que já são beneficiários os participantes da Semana de Quatro Dias. Que avancem no sentido de um país de justiça social e justiça ambiental, como na criação e alargamento do Passe Ferroviário Nacional.

Candidato-me com uma nova missão em mente: a de ajudar a eleger um grupo parlamentar do LIVRE; de expandir o alcance da nossa ação e das nossas ideias; de contribuir para que as forças do progresso social e ecológico ganhem as próximas eleições; de impedir que cheguem ao poder as forças da exclusão, do autoritarismo e do discurso de ódio. É para levar a cabo esse trabalho de equipa que peço a renovação do vosso apoio.