Candidata pelo Porto

Naturalidade

Valongo

Local de Residência

Lousada

Nacionalidade

Portuguesa

Profissão

Professora

Apresentação Pessoal

Sou professora na Escola Pública há trinta anos. No meu dia a dia, enquanto professora, trabalho com jovens do ensino secundário e coordeno a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento no agrupamento onde trabalho. Vivo e dou aulas em Lousada, uma vila tranquila do distrito do Porto.
Estou na política ativa desde 2019, quando concorri como independente às primárias do LIVRE para as eleições legislativas e para as eleições europeias desse ano. Em 2022 integrei a lista do Porto às legislativas. Entrei, depois, para o partido como membro. Estive no Grupo de Coordenação Local do Porto durante um mandato e estou no Grupo de Contacto há dois mandatos, onde tenho procurado, com a ajuda dos camaradas, aproximar o partido das populações, sobretudo na região do grande Porto. O núcleo tem vindo a crescer e a implantação do LIVRE no norte culminou com a inauguração da segunda sede do partido a nível nacional, desta vez na cidade do Porto. Um trabalho magnífico do GCL do Porto! O nosso grande objetivo é agora eleger pelo círculo do Porto e reforçar a visão e as políticas ecossocialistas na Assembleia da República com deputados e deputadas do LIVRE a norte!
Para além do trabalho e da política, move-me a vontade de combater o populismo da extrema direita que alastra e que ludibria os mais desprevenidos, os que estão mais frustrados, mais revoltados ou, por vezes, menos informados. Entendo, também, que devemos procurar combater as propostas daqueles que defendem o privilégio económico de alguns em detrimento do bem-estar de toda a gente e as visões de mundo que acenam com inimigos imaginários da sociedade, sejam as pessoas mais carenciadas que recebem RSI ou os que sofrem com uma situação de desemprego, pobreza ou violência doméstica, sejam os que estão mais debilitados ou os pensionistas que são tidos como um peso pelas ideologias meritocráticas, em vez de vistos com gratidão. Junta-se ainda um conjunto de preconceitos sociais que é tão urgente combater, desde o racismo e xenofobia ao machismo, homofobia e transfobia, não bastasse a pobreza e todas as desigualdades potenciadas pelo capitalismo desregulado. Em todas estas lutas estive e estarei ao lado das pessoas trabalhadoras e de quem mais precisa de respostas políticas para uma vida melhor, seja em marchas feministas e LGBTQI+, seja em manifestações pela habitação, pelo clima, pela educação pública e pelo SNS, porque onde estão as causas do LIVRE eu também estarei.

Redes Sociais

Facebook
Twitter/X

Apresentação de candidatura

No meu dia a dia como professora, tenho a felicidade de contactar com adolescentes e jovens. Esta visão singular intergeracional de que usufruo faz-me desejar mais ainda trabalhar a Esperança e o LIVRE tem propostas para mudar a sociedade em todas as áreas.

Assim, com esta candidatura apresento os meus objetos de desejo político, aqueles que acredito que fariam toda a diferença para um Portugal progressista:

1.Uma Educação pública de qualidade, que seja verdadeiramente inclusiva e centrada no aluno; que prepare os jovens para serem cidadãos críticos, responsáveis e solidários; que apresente aos mais novos recém-formados que queiram ser professores uma oportunidade de carreira aliciante; que motive os professores mais velhos a continuar a ser a trave mestra da escola pública, ao verem o seu tempo de serviço prestado ser totalmente contabilizado;
2.Um Serviço Nacional de Saúde eficiente e gratuito, que responda a todas as necessidades da população em tempo útil, oferecendo cuidados de saúde de qualidade e onde os profissionais de saúde se sintam reconhecidos e valorizados.
3.Um planeta saudável, que esteja protegido por uma política ecologista global, concertada com todos os decisores políticos de modo a obter resultados de longo prazo na conservação da biodiversidade e na mitigação das alterações climáticas, que mude o paradigma extrativista para um modelo definitivamente ecologista.
4.A igualdade de género em todas as suas vertentes: no trabalho, na vida doméstica, na sociedade e na política. Praticar as premissas do feminismo interseccional, sem exceção. Educar para o feminismo, para a igualdade e preparar as crianças e jovens para uma Cidadania responsável.
5. A garantia de Habitação para todos, porque é o direito consagrado menos garantido de todos, providenciando a toda a gente a possibilidade de ter casa para viver com dignidade, através da criação de cooperativas de habitação e mais habitação pública.
6.O respeito por todas as identidades e a proteção das pessoas da comunidade LGBTQI+, proporcionando apoio material, psicológico e profissional a quem necessitar.
7.Mitigar a pobreza através de um RBI que proporcione condições de vida dignas a quem mais precisa, continuando a trajetória de aumento do salário mínimo com mais ambição.
8.Humanizar o trabalho, respeitar o direito a desligar, o direito ao ócio e o direito ao tempo. De novo, um projeto piloto de RBI poderá servir para estudar a possibilidade de o poder alargar a quem o deseje.
9.Combater o racismo e a xenofobia, proporcionando condições de vida e de trabalho dignas a quem trabalha em Portugal e contribui para aumentar a riqueza nacional. Acolher refugiados e migrantes num espírito de solidariedade internacional e num contexto de respeito pelos direitos humanos.
10.Defender a Democracia, os valores do 25 de Abril, as garantias do Estado Social, a separação de poderes e o Estado de Direito que cada vez mais são contestados e postos à prova.

Como podem ver, é pouca coisa! Por isso, candidato-me às primárias do LIVRE com vontade de reforçar a esquerda verde europeia no parlamento e lutar por todos estes e outros objetos de desejo político que fazem do LIVRE um partido único no panorama político português. É urgente levar a voz da Esperança às pessoas e o LIVRE representa essa voz!