4 e 5 setembro – X Congresso do LIVRE

2021 tem sido outro ano de mudanças. Um ano em que o mundo lidou com o COVID-19 mas também com problemas sociais graves.
Problemas sistemáticos.
E problemas sistemáticos exigem soluções sistemáticas.

Exigem pessoas que lutem pelos valores certos, exigem que se tome uma posição. Que se lute por um mundo melhor.

O nosso Congresso está cheio de pessoas que querem mudar o mundo. Tornar a Terra no local que merece ser. Igual para todos. Sustentável. Democrática.

É por isso fundamental começarmos por baixo, pela tua terra. Neste Congresso apresentamos os candidatos às autárquicas. Apresentamos soluções sistémicas!

Programa

4 de setembro | Sábado | 10h – 19h
Manhã: Ação de campanha com a candidatura do LIVRE em Leiria
Almoço de grupo
Tarde: Abertura dos trabalhos | Sessões temáticas: Igualdade, Ecologia e Democracia
Jantar de grupo

5 de setembro | Domingo | 10h – 13h
Manhã: Sessão de apresentação das candidaturas autárquicas do LIVRE

ATENÇÃO

Apenas será permitida a participação presencial mediante inscrição prévia através do formulário disponibilizado para o efeito.
O Congresso será transmitido por streaming para acompanhamento online e será permitida participação remota nas votações.

Como chegar

O local do Congresso, o Mercado de Sant’ana, fica no centro de Leiria.

Comboio: serviço regional. Vindo de sul, transbordo no Entroncamento. Vindo de norte, transbordo em Coimbra-B. Consultar cp.pt.

Autocarro: serviços de todo o país, com estação no centro da cidade. Consultar rede-expressos.pt/pt ou outro operador.

LIVRE 2021 – Por um Poder Local verdadeiramente Igualitário, Ecológico e Democrático

Resolução Pública da Assembleia do LIVRE

Aprovada na 60.ª reunião, no dia 16 de maio de 2021

 

LIVRE apresenta-se às eleições autárquicas de 2021 porque o país precisa de uma nova maneira de fazer política, que valorize o poder local e a participação cívica, com novos/as representantes e com objetivos claros para melhorar as nossas vidas e a sustentabilidade ecológica do planeta.
Construir políticas locais de combate às desigualdades sociais, implementar estratégias locais de combate às alterações climáticas e de preservação dos recursos naturais e fazer da democracia participativa e da transparência nas decisões políticas as linhas mestras do exercício do poder local – eis as três frentes de ação política que o LIVRE defende para estas eleições autárquicas.

O exercício LIVRE do poder local é baseado no conhecimento e respeito profundo pelas pessoas e pelos lugares e aspira à construção de uma sociedade verdadeiramente igualitária, ecológica e democrática.

Um poder local verdadeiramente igualitário começa pelo fortalecimento económico das cidades de pequena e média dimensão e pela redução das assimetrias territoriais e das desigualdades sociais. Exige integrar a habitação num meio com serviços públicos e comércio local, redes de mobilidade úteis e sustentáveis, e espaços públicos verdes e qualificados. E requer apoio local de emergência às populações afetadas pelos efeitos da pandemia e de salvaguarda e estímulo das economias locais.

Um poder local verdadeiramente ecológico começa por uma transição energética socialmente justa e ecologicamente sustentável, em que ninguém fica para trás. Exige travar o avanço da urbanização sobre as áreas protegidas e de valor ecológico, agrícola e paisagístico e investir muito mais na gestão florestal e na conservação dos ecossistemas.
E requer reorganizar a mobilidade para mais e melhor transporte público, uma aposta séria na ferrovia e maior rapidez na construção de redes de mobilidade suave.

Um poder local verdadeiramente democrático começa pela democracia participativa e pela total transparência da decisão política. Exige a introdução de novas formas de participação ativa dos/as cidadãos/ãs nas tomadas de decisão e a reavaliação das formas existentes, aprofundando-as com processos deliberativos que sustentem as escolhas feitas.
Requer simplificar e garantir a participação cidadã em todos os órgãos municipais e introduzir soluções inovadoras como as Assembleias Cidadãs locais.

Nos dias [4 e 5 de Setembro], o LIVRE realizará o X Congresso – uma Convenção Autárquica no qual apresentará as suas candidaturas e programa às eleições autárquicas de 2021.
O LIVRE é um partido de pessoas unidas pelos ideais da esquerda verde e pela prática democrática – escolhemos quem nos representa através de eleições primárias abertas.
Estão abertas as candidaturas, todos(as) podemos participar. Junta-te a nós no debate de ideias e na escolha dos futuros eleitos locais LIVRE.
Viva o LIVRE, viva o poder local!