Candidato pela Europa

Naturalidade

Guimarães

Local de Residência

Londres

Nacionalidade

Portuguesa

Profissão

Linguista

Apresentação Pessoal

Chamo-me José Pedro Rodrigues, tenho 30 anos, natural de Guimarães, mas dividi o meu tempo entre Guimarães, Braga e Famalicão até ter vindo morar para Londres há 2 anos. Tirei uma licenciatura em Línguas e Literaturas Europeias – variante de Inglês Monolingue, e deixei um Mestrado em Ciências da Linguagem por acabar. A minha carreira profissional já viu várias áreas diferentes, como vem cada vez mais sendo apanágio das novas gerações, à medida que as circunstâncias da vida foram mudando – de momento sou Linguista, tendo vindo para Londres para ocupar essa posição.

Eu gosto de ler e escrever, ouvir música e tocá-la, e ir ao cinema. Sou membro da Tuna de Letras da Universidade do Minho, da qual sou Fundador e já fui Presidente. Na vida académica, presidi ao núcleo de estudantes do meu curso. Sou uma pessoa versátil, curiosa, interessada e empenhada.

Apresentação de candidatura

Politicamente preocupo-me com questões relacionadas com: educação e cultura, transportes e ordenamento do território, e preservação do meio-ambiente e urbanismo. Creio serem temas importantes para promoverem um estilo de vida mais saudável e maior qualidade de vida nas nossas cidades, tanto no litoral como no interior, e que muitas vezes são discutidos apenas superficialmente. Para além disso, a cultura e educação são a meu ver a chave para conseguirmos enfrentar a longo prazo a ameaça democrática vinda da extrema-direita.

Considero-me ainda um moderado, que crê no debate e na discussão como métodos para chegar à melhor solução para um determinado problema. A discórdia faz parte da vida, mas só através de uma descoberta conjunta do fulcral de um problema poderemos enfrentá-lo da maneira mais eficiente, e é nesses moldes que pretendo viver a minha vida, pessoal e politicamente.