Primárias Autárquicas 2021

Consulta as candidaturas à primeira ronda das Primárias Abertas LIVRE 2021:

 

Braga Cascais Coimbra Felgueiras Leiria

Lisboa Oeiras Sintra Vila Real de Santo António

 

Calendário de Debates Calendário de Debates (.pdf)

Convocatória às primárias

Eleições Autárquicas 2021

 

Estão abertas as primárias para escolha dos candidatos e das candidatas do LIVRE para as eleições autárquicas.

O LIVRE lança assim um desafio de participação aos seus Membros e Apoiantes e à sociedade civil em geral: todos os que acreditam num poder local que combate as desigualdades e que luta contra a crise ecológica, e que o faz de forma democrática e transparente, têm no LIVRE um local de participação e de ação.

Os partidos tradicionais já mostraram inúmeras vezes não estar à altura do desafio. Alteram a legislação eleitoral para bloquear candidaturas independentes, mudam as regras à sua medida, gerem as nossas cidades, vilas e aldeias sem visão e sem ambição.

O LIVRE é o partido partilhado da esquerda verde europeísta em Portugal e assume a vocação descentralizadora e virada para o trabalho local e regional, na senda da velha mas sempre atual premissa ecologista “pensar global, agir local”. Convidamos todos os que se revêem neste projeto, nas linhas programáticas e nos princípios e valores do LIVRE a participar nestas primárias.

Juntos podemos construir um poder autárquico verdadeiramente igualitário, ecologista e democrático.

A Comissão Eleitoral receberá pré-candidaturas a todos os órgãos municipais e de freguesia nacionais a partir de dia 17 de maio de 2021. As mesmas poderão ser submetidas através do formulário disponibilizado para o efeito. Durante o mesmo período, a Comissão Eleitoral receberá ainda inscrições para integração dos cadernos eleitorais, possíveis através de segundo formulário.

As primárias do LIVRE decorrerão em duas rondas: de 2 a 25 de junho e, novamente, de 30 de junho a 23 de julho. Para a primeira ronda, as inscrições para colégio eleitoral e pré-candidaturas poderão ser submetidas até 30 de maio. Para a segunda ronda, a data limite de submissão de inscrições e pré-candidaturas é 27 de junho.

Participam da primeira ronda de primárias os municípios e freguesias listados abaixo.

– Todas as Assembleias de Freguesia, Assembleias Municipais e Câmaras Municipais dos municípios de:

  • Cascais
  • Leiria
  • Lisboa
  • Oeiras

– As Assembleias Municipais e Câmaras Municipais dos municípios de:

  • Braga
  • Coimbra
  • Felgueiras
  • Vila Real de Santo António

– As Assembleias de Freguesia de:

  • Santo António dos Olivais (Coimbra)
  • Algueirão – Mem Martins (Sintra)

Todos os restantes serão incluídos na segunda ronda do processo.

O processo de primárias está a ser ser acompanhado por uma Comissão Eleitoral, composta por Adriano Barrias, André Wemans, Glória Franco, Henrique Vasconcelos, Pedro Mendonça e Teresa Leitão.

Poderás contactar a Comissão Eleitoral através do e-mail comissao.eleitoral@partidolivre.pt

LIVRE 2021 – Por um Poder Local verdadeiramente Igualitário, Ecológico e Democrático

Resolução Pública da Assembleia do LIVRE

Aprovada na 60.ª reunião, no dia 16 de maio de 2021

 

LIVRE apresenta-se às eleições autárquicas de 2021 porque o país precisa de uma nova maneira de fazer política, que valorize o poder local e a participação cívica, com novos/as representantes e com objetivos claros para melhorar as nossas vidas e a sustentabilidade ecológica do planeta.
Construir políticas locais de combate às desigualdades sociais, implementar estratégias locais de combate às alterações climáticas e de preservação dos recursos naturais e fazer da democracia participativa e da transparência nas decisões políticas as linhas mestras do exercício do poder local – eis as três frentes de ação política que o LIVRE defende para estas eleições autárquicas.

O exercício LIVRE do poder local é baseado no conhecimento e respeito profundo pelas pessoas e pelos lugares e aspira à construção de uma sociedade verdadeiramente igualitária, ecológica e democrática.

Um poder local verdadeiramente igualitário começa pelo fortalecimento económico das cidades de pequena e média dimensão e pela redução das assimetrias territoriais e das desigualdades sociais. Exige integrar a habitação num meio com serviços públicos e comércio local, redes de mobilidade úteis e sustentáveis, e espaços públicos verdes e qualificados. E requer apoio local de emergência às populações afetadas pelos efeitos da pandemia e de salvaguarda e estímulo das economias locais.

Um poder local verdadeiramente ecológico começa por uma transição energética socialmente justa e ecologicamente sustentável, em que ninguém fica para trás. Exige travar o avanço da urbanização sobre as áreas protegidas e de valor ecológico, agrícola e paisagístico e investir muito mais na gestão florestal e na conservação dos ecossistemas.
E requer reorganizar a mobilidade para mais e melhor transporte público, uma aposta séria na ferrovia e maior rapidez na construção de redes de mobilidade suave.

Um poder local verdadeiramente democrático começa pela democracia participativa e pela total transparência da decisão política. Exige a introdução de novas formas de participação ativa dos/as cidadãos/ãs nas tomadas de decisão e a reavaliação das formas existentes, aprofundando-as com processos deliberativos que sustentem as escolhas feitas.
Requer simplificar e garantir a participação cidadã em todos os órgãos municipais e introduzir soluções inovadoras como as Assembleias Cidadãs locais.

Nos dias 24 e 25 de Julho, o LIVRE realizará o X Congresso – uma Convenção Autárquica no qual apresentará as suas candidaturas e programa às eleições autárquicas de 2021.
O LIVRE é um partido de pessoas unidas pelos ideais da esquerda verde e pela prática democrática – escolhemos quem nos representa através de eleições primárias abertas.
Estão abertas as candidaturas, todos(as) podemos participar. Junta-te a nós no debate de ideias e na escolha dos futuros eleitos locais LIVRE.
Viva o LIVRE, viva o poder local!