Pela Liberdade e pela Democracia, contra a intimidação política

Pela Liberdade e pela Democracia, contra a intimidação política

O Grupo de Coordenação Local do Núcleo Territorial de Santarém do LIVRE, bem como a candidatura do LIVRE em Rio Maior, “Livre para ser Maior”, repudiam os atos de violência recentemente noticiados, que tiveram como alvo o cabeça de lista do Volt à Câmara Municipal de Rio Maior, e a sede de campanha desta candidatura.

A Liberdade é condição básica para a Democracia. Qualquer sistema democrático depende da capacidade de qualquer pessoa poder candidatar-se livremente a eleições, sem o medo ou o perigo de poder vir a sofrer intimidações, represálias, ameaças, violência, ou coação de qualquer tipo. Depende também do debate de ideias, em liberdade e em segurança, e do respeito pela discordância democrática. Qualquer desvio da garantia da Liberdade de eleições livres deve ser pronta e veementemente denunciada: é inaceitável em Rio Maior, como em qualquer ponto do país ou do mundo.

O compromisso do LIVRE, em Santarém e no país, passa também por ser uma força de defesa e revitalização da Democracia, da qual faz parte, necessariamente, o debate livre e plural. Apresentamos, por isso, a nossa solidariedade para com as pessoas candidatas alvo deste ou quaisquer outros episódios de violência e intimidação, instando também as autoridades competentes a apurar as responsabilidades deste caso de intimidação.Só poderemos ser livres quando todas as pessoas forem livres.

Skip to content