Açores 2020

A democracia precisa de ti

Convocatória para as primárias abertas às eleições para deputados à Assembleia Regional dos
Açores – 2020

Cara concidadã, caro concidadão,

No LIVRE acreditamos que devem ser os cidadãos a escolher os seus candidatos ao Parlamento, em vez de estes serem escolhidos pela direção do partido. Acreditamos que devolver o poder aos cidadãos é a única forma de resolver os múltiplos problemas com que nos defrontamos, da calamidade planetária às crises de saúde pública.

Por isso abrimos de novo um processo de eleições primárias para a escolha dos candidatos do LIVRE à Assembleia Legislativa Regional dos Açores. Qualquer cidadão na plenitude dos seus direitos e que se identifique com os ideais do LIVRE pode e deve apresentar a sua candidatura. E qualquer cidadão residente nos Açores pode participar na votação.

Informa-te sobre o processo das primárias abertas para as próximas Eleições Regionais dos Açores lendo o Regulamento de Primárias.

Para participar enquanto candidato ou candidata, deves ter capacidade eleitoral em Portugal, ser capaz de interpretar na prática o nosso programa e ajudar a levá-lo a cabo, de acordo com a Declaração de Princípios e comprometendo-te com o Código de Ética do LIVRE.

Se vives nos Açores e partilhas dos nossos ideais, podes também inscrever-te para ajudar a escolher os teus candidatos.

A democracia está à tua espera!

COMO FUNCIONAM AS PRIMÁRIAS DO LIVRE?

O LIVRE quer democratizar e abrir a política aos cidadãos. Por isso fazemos eleições primárias para selecionar as pessoas que irão representar o partido e defender os seus princípios e propostas nas eleições.
Se concordares com os princípios e objetivos políticos do LIVRE, podes inscrever-te para votar e eleger os nossos candidatos e podes ser candidato ou candidata.
Ao recorrermos a processos originais, mais abertos e pouco replicados por outros partidos, estamos sempre a repensá-los e a aperfeiçoá-los por forma a que cada processo de primárias corra melhor que o anterior, melhor concretizando os nossos objectivos de representação, democratização e abertura. Estamos em constante aprendizagem e, por isso, também nestas primárias para a escolha dos candidatos a deputados regionais foram inseridos melhoramentos no processo.

Se te queres inscrever para votar nas eleições primárias através das quais se vão eleger os candidatos a deputados regionais pelo LIVRE:

– Se és Membro ou Apoiante registado do LIVRE ou apresentaste a tua candidatura nas primárias, já estás inscrito.
– Se não, podes inscrever-te só para votar, desde que sejas maior de 16 anos e estejas recenseado ou residas atualmente na Região Autónoma dos Açores.

Se queres ser candidato nas primárias submete a tua candidatura até 8 de Junho. Deverás preencher o formulário de candidatura e, ainda, certificar-te que cumpres todos os requisitos, em especial que leste e concordas com os princípios, valores e objetivos políticos do LIVRE e que não tens qualquer impedimento.

Após a tua candidatura ser aceite pela Comissão Eleitoral, passamos à Fase de Avalizações.

AVALIZAÇÕES
Nesta fase os Membros e Apoiantes do LIVRE atribuem avais às candidaturas que querem apoiar. Poderás apresentar a tua candidatura aos Membros e Apoiantes e participar no primeiro debate de apresentação dos candidatos. Apenas passarão à fase seguinte as candidaturas se consigam 10 avais, devendo pelo menos 5 ser atribuídos por Membros do LIVRE.

CAMPANHA ELEITORAL DOS CANDIDATOS ÀS ELEIÇÕES PRIMÁRIAS
Os candidatos às eleições primárias podem fazer campanha e apelar ao voto entre as 00:00h do 9 de Junho e as 23:59h de 19 de Junho. Será organizado um segundo debate no dia 19 de Junho entre os candidatos que passarem a Fase de Avalizações.

VOTAÇÃO NOS CANDIDATOS ÀS ELEIÇÕES PRIMÁRIAS
A votação é feita eletronicamente, no site do LIVRE, nos dias 20 e 21 de junho, pelos Membros e Apoiantes do LIVRE, os candidatos e todos os que se inscreverem para votar.
Todos os candidatos, independentemente da ilha pela qual se candidatam, serão ordenados na mesma lista, numa ordenação entre 1 e 10, sendo 1 que corresponde à maior preferência e 10 à menor. O resultado final resultará na lista do círculo de compensação regional, sendo os candidatos ordenados nos círculos eleitorais assinalados no formulário de candidatura.

Em caso de dúvida, consulta o Regulamento ou a Comissão Eleitoral.

Calendário das Eleições Primárias

23 Maio a 8 de Junho: Envio de candidaturas e prazo para inscrições para votar (apenas para quem não está registado como membro ou apoiante do LIVRE)

10 de Junho: Primeiro debate/apresentação dos candidatos antes dos avais

11 a 16 de Junho: Fase de Avalização

19 de Junho: Segundo debate entre os candidatos avalizados

20 e 21 Junho: Eleições Primárias

 

A Eleição da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores está prevista para Setembro/Outubro, devendo a respectiva data ser fixada em breve.

Comissão Eleitoral

O processo de primárias é dirigido por uma Comissão Eleitoral independente, composta pelos seguintes membros do LIVRE: Adriano Barrias, Inês Cisneiros, Luísa Álvares, Paulo Muacho e Sofia Lourenço.

Para qualquer questão relacionada com o processo de primárias por favor contacta comissao.eleitoral@partidolivre.pt

Não queremos voltar ao “normal”. E tu?

A ciência diz-nos que temos que alterar radicalmente a nossa forma de gerir os recursos naturais, mas o “normal” colocou-nos à beira da catástrofe climática e ecológica.
A ética diz-nos que não podemos suportar mais tempo um sistema económico e político que fez dos Açores das regiões mais pobredesiguais de Portugal e da Europa. 
No LIVRE queremos um outro normal!
Queremos uma economia de cooperação e solidariedade, apoiada por uma moeda local, para acabar de vez com o desemprego e a pobreza.
Queremos um sistema político, apoiado por assembleias de cidadãos, virado para transição verde e para a justiça social em que as pessoas não se limitem a escolher o mal menor.
Queremos soberania alimentar, com pesca e agricultura, que regenerem a biodiversidade em vez de a destruir.
Queremos os direitos humanos enquadrados num planeta que é de todos!
Em outubro podemos levar ao Parlamento Regional as ideias para construir este novo normal. Queres partilhar as tuas?