Nota de Imprensa: Sobre o fim do corte de salários de titulares de cargos políticos

Nota de Imprensa: Sobre o fim do corte de salários de titulares de cargos políticos

O Grupo Parlamentar do LIVRE não receberá o montante resultante da reposição dos 5% de vencimento dos titulares de cargos políticos, decidida no âmbito do Orçamento do Estado para 2025, e vai financiar uma bolsa de estudo com essa verba.

Salientando que os representantes do Grupo Parlamentar do LIVRE “foram unânimes a prescindir da reposição dos cortes, agindo de acordo com a sua consciência”, o deputado Rui Tavares afirmou: “Quem é coerente acerca destes assuntos, e quem tem princípios, age assim. Votámos contra a reposição dos cortes por considerarmos que só deveriam terminar nos próximos mandatos, uma vez que os deputados não deveriam votar em interesse próprio. Por isso, este dinheiro vai estar guardado à parte para que seja atribuída uma bolsa de estudo.”

A bolsa de estudo a criar pelo Grupo Parlamentar do LIVRE vai aproveitar a reposição de 5% dos vencimentos dos titulares de cargos políticos – corte que durava desde 2010, no âmbito do Programa de Estabilidade e Crescimento, conhecido como PEC II -, decidida no contexto do Orçamento do Estado para 2025. A verba final resultará da soma da reposição dos 5% dos vencimentos dos deputados que compõem o grupo parlamentar do LIVRE.

Skip to content