Debate Racismo em Portugal – Desafios para a Esquerda no século XXI – 12 janeiro, Lisboa

Debate Racismo em Portugal – Desafios para a Esquerda no século XXI – 12 janeiro, Lisboa

Temos vindo a assistir, a diferentes níveis, a um combate crescente ao racismo e às suas diferentes formas e manifestações, protagonizado sobretudo por activistas negros e ciganos. Continuamos porém, enquanto sociedade, lentos e distantes no que diz respeito à erradicação das desigualdades estruturais e das discriminações criadas e legitimadas por uma construção estigmatizadora e deformadora de uma parte da população, excluindo-a e remetendo-a à invisibilidade. À esquerda, espaço político nascido da ideia de que não existe liberdade sem igualdade, cabe garantir que este combate se trave e se ganhe, com a urgência que nos merece o futuro da democracia e a consistência dos ideias que defendemos.

Na sexta-feira dia 12 de janeiro, pelas 19:00 na sede do LIVRE em Lisboa, Rosa Barreto modera o debate Racismo em Portugal: Desafios para a Esquerda no século XXI com os activistas Joacine Katar Moreira e Piménio Ferreira.

Joacine Katar Moreira é feminista, activista e investigadora do CEI-IUL do ISCTE. As suas áreas de pesquisa são as questões de género, do desenvolvimento, a política e os movimentos cívicos. Piménio Ferreira é activista cigano e membro dirigente do SOS Racismo.

O evento e o vídeo do debate podem ser consultados em https://www.facebook.com/events/367132680424530/

Adenda: os oradores escreveram um artigo conjunto no seguimento do debate, que pode ser consultado aqui: https://www.publico.pt/2018/01/29/sociedade/opiniao/racismo-em-portugal-desafios-para-a-esquerda-no-seculo-xxi-1799860?page=%2Fopiniao&pos=1&b=list_opinion

Petição

Retribuição Horária Mínima Garantida

Assine aqui a Petição