LIVRE condena nova onda de repressão na Turquia e solidariza-se com a oposição a Erdoğan

LIVRE condena nova onda de repressão na Turquia e solidariza-se com a oposição a Erdoğan

No dia 19 de março, Ekrem İmamoğlu, o presidente do Município Metropolitano de Istambul, foi detido juntamente com mais de 1100 pessoas pela polícia turca. No dia anterior, uma universidade em Istambul tinha invalidado o seu diploma, impedindo-o de concorrer à presidência da Turquia em 2028. Desde quarta-feira, mais de 1000 pessoas, incluindo jornalistas que cobriam os protestos, foram também detidas.

 

Este ataque à democracia junta-se a uma longa série de ataques direcionados pelo regime do atual presidente Recep Tayyip Erdoğan contra a oposição turca. İmamoğlu lidera a maior cidade da Turquia desde 2019 e foi reeleito no ano passado. É um dos políticos mais populares da Turquia e é amplamente considerado o maior rival de Erdoğan.  

Além de outras suspeitas, pende agora sobre İmamoğlu a incompreensível alegação de auxiliar o terrorismo, nomeadamente o ilegal Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), ao formar uma aliança eleitoral com o Partido para a Igualdade e Democracia do Povo (DEM) pró-curdo durante as eleições municipais de 2024 em Istambul.

Na sequência das detenções, eclodiram protestos em várias cidades e universidades turcas, incluindo Istambul e a capital Ancara, e que têm unido os diferentes partidos da oposição. O regime de Erdoğan está a responder com repressão policial nas ruas e campus universitários, restrição de direitos e liberdades, como a proibição de ajuntamentos públicos e protestos, assim como o bloqueio das redes sociais e detenções por publicações online.

 

O LIVRE condena a detenção de Ekrem İmamoğlu, uma escalada na repressão da oposição turca, assim como a contínua limitação de direitos e liberdades civis e políticas que têm marcado o regime de Erdoğan. O LIVRE junta-se aos Verdes Europeus e aos parceiros internacionais na solidariedade com a oposição a Erdoğan e com todas as pessoas que lutam nas ruas e universidades pela democracia e pela liberdade na Turquia.


Skip to content