Debate Rendimento Básico Incondicional – 3 março – Porto

Debate Rendimento Básico Incondicional – 3 março – Porto

O Rendimento Básico Incondicional, RBI, tem surgido de forma recorrente nos debates sobre o trabalho, a automatização, ou o impacto da inteligência artificial.

Em 2017, realizou-se em Portugal o 17.º congresso mundial do RBI, com a presença de  participantes e oradores de diversas geografias, como o Canadá, a Suécia ou o Japão.

No campo ideológico, da esquerda à direita, assim como nos empresários líderes de multinacionais cruzam-se acérrimos defensores e opositores da ideia, com modelos muito distintos nos formatos e objeto.

Em várias regiões ocorreram ou decorrem experiências piloto para validação de hipóteses, construção de modelos e para medição dos resultados.

O quê, o porquê e o como do RBI são as dimensões do debate que iremos realizar no próximo sábado, dia 3, na UNICEPE.

Para contribuir para o esclarecimento das questões expostas, contamos com a presença de Roberto Merrill, professor e investigador na Universidade do Minho e Waldir Pimenta, doutorando na Universidade do Minho e ativista na associação pelo RBI Portugal.

 

Convidamos todas e todos a assistirem e participarem no próximo evento no dia 3 de março, às 15 horas, na sala de conferências da UNICEPE no Porto.

Petição

Retribuição Horária Mínima Garantida

Assine aqui a Petição