LIVRE participa em Cimeira de Nápoles pela Democracia Europeia

Com Benoît Hamon, Luigi de Magistris, Yanis Varoufakis, o DiEM25 e partidos de esquerda e verdes de toda a Europa

O LIVRE foi convidado a participar numa cimeira pela Democracia Europeia em Nápoles no próximo dia 10 de março, onde se discutirá a possibilidade de uma candidatura de várias forças progressistas sob um manifesto comum às eleições europeias de 2019. Nesta cimeira, convocada pelo movimento pan-europeu DiEM25 fundado por Yanis Varoufakis e da qual o anfitrião será o presidente de Nápoles Luigi de Magistris, participarão também outros partidos e movimentos com quem temos afinidades ideológicas, como o francês Génération.s de Benoît Hamon, o Alternativet da Dinamarca, o Razem da Polónia e outros. O Partido Verde Europeu e o Partido da Esquerda Europeia também estarão presentes como observadores.

Em representação do LIVRE estarão Marta Loja Neves, Jorge Pinto e Rui Tavares.

O LIVRE aceitou com entusiasmo este convite, pois queremos estar no centro do debate europeu contra a dupla ameaça do nacional-populismo e do marasmo institucional da UE. Queremos reunir forças na área da esquerda, da ecologia e do europeísmo para lançar uma refundação democrática do projeto europeu. Estamos convencidos que esta é a única solução realista para os dilemas do nosso tempo neste continente e no mundo.

A agenda que levaremos a esta reunião será, como sempre, a da democratização do projeto europeu pelo envolvimento ativo dos cidadãos. A ação determinada pela transformação da UE tem de ser parte do cenário eleitoral de 2019 e não pode deixar Portugal de fora. Com o LIVRE, o nosso país estará na primeira linha destes debates e movimentos.

DiEM25 and European progressive forces gather in Naples to launch historic transnational list