Acordo PS-PAN-LIVRE em Cascais

As estruturas Concelhias do PS, do PAN e do LIVRE, na sequência de diversas reuniões de trabalho, vêm por este meio comunicar a existência de um acordo de incidência eleitoral, entre as três forças políticas, tendo em vista as próximas eleições autárquicas para o Município de Cascais.

Os três partidos, através dos seus representantes, decidiram unir esforços com a ambição de conferir um novo rumo a Cascais, respondendo aos anseios dos seus habitantes, assegurando um desenvolvimento sustentável, ambientalmente responsável, solidário para com pessoas e animais, ambicioso e equilibrado do nosso concelho.

Este acordo resultará na constituição de uma coligação eleitoral, com a designação “Todos por Cascais” e na apresentação de listas conjuntas à Câmara Municipal, à Assembleia Municipal e a todas as Assembleias de Freguesia.

A coligação “Todos Por Cascais” comunica, igualmente, que apoiará a candidatura do independente Alexandre Faria a presidente da Câmara Municipal, por reunir a experiência autárquica e a competência necessárias para agregar todos aqueles que desejam uma mudança da atual situação e um novo futuro para o Município de Cascais.

No âmbito do programa eleitoral, a Coligação “Todos Por Cascais” destaca três eixos que considera fundamentais a concretizar no horizonte dos próximos 12 anos de governação municipal.

  • Aproximar o interior do litoral e combater a gentrificação: adotando uma visão partilhada, sustentada e equilibrada do território, garantindo o acesso à habitação para todos, com enfoque na habitação a custos controlados, no fomento da igualdade e acesso às oportunidades, no reforço da atratividade e competitividade empresarial e do emprego. Cascais será mais coeso do ponto de vista territorial, social e económico, permitindo a fixação da população, especialmente mais jovem, no concelho e o reforço da sua identidade territorial.

 

  • Ambiente, alterações climáticas, transparência e protecção e bem-estar animal: posicionando Cascais como município de referência nacional na forma como irá assumir a urgência de pensar globalmente os maiores desafios ambientais do século XXI, nomeadamente, na mobilidade sustentável em rede e articulada do ponto de vista metropolitano, contribuindo com soluções ao nível autárquico que enfatizem a capacidade de resposta às alterações climáticas, à preservação dos espaços verdes do município, à poluição e ao ruído, combatendo a voracidade do betão e da construção desenfreada que tem invadido o nosso concelho, e reconhecendo ainda o papel que o município deve desempenhar na transparência e verticalidade nas contas públicas municipais que salvaguardem os direitos dos cidadãos. A coligação pugnará também pela promoção de políticas públicas de proteção e bem-estar animal, assegurando, designadamente, que Cascais será um concelho livre de maus tratos a animais e que estas matérias voltarão a estar sob uma gestão municipal direta.
  • Cultura e educação: mobilizando as pessoas e instituições de Cascais para a causa da cultura, num processo em que os munícipes são convidados a participar, a cocriar e a projetar o que desejam para o seu território e futuro. Esta ação política que pretendemos concretizar para o concelho será orientada para a valorização da cultura e do seu património identitário, bem como para a sua articulação com a educação, as artes, o ensino e o reforço e a centralidade do papel do município na sua gestão.

A apresentação da candidatura da coligação Todos Por Cascais decorrerá no dia 17 de junho, pelas 18 horas e 30 minutos, no jardim da Casa das Histórias Paula Rego.