Aristides no panteão: a justa homenagem a um justo

Aristides no panteão: a justa homenagem a um justo

O LIVRE congratula-se pela realização da cerimónia de concessão de honras a Aristides de Sousa Mendes que decorreu hoje no Panteão Nacional. Uma homenagem que peca por tardia, mas que finalmente permite o reconhecimento de uma figura extraordinária que tanto lutou pela defesa dos valores da liberdade e dignidade da pessoa humana.
O projeto de resolução de concessão de honras, que constituiu a primeira proposta legislativa apresentada por Joacine Katar Moreira, enquanto ainda era deputada do LIVRE, vê hoje a sua concretização, permitindo que todos possam reconhecer, de forma oficial e inequívoca, a conduta exemplar de Aristides de Sousa Mendes. Os seus atos de desobediência permitiram-lhe salvar milhares de refugiados durante a II Guerra Mundial, transformando-o numa figura universal e de grande referência pela sua coragem e determinação.
Neste dia de grande emoção, deixemos que a memória da vida de Aristides de Sousa Mendes, Justo entre as Nações, fale por si, e que o seu legado possa nunca ser esquecido, iluminando-nos o caminho na luta contra todas as forças que ameaçam os princípios fundamentais dos direitos humanos.