LIVRE no 6.º Congresso dos Verdes Europeus em Copenhaga

LIVRE no 6.º Congresso dos Verdes Europeus em Copenhaga

Imagem: Verdes Europeus

No quadro da candidatura de adesão aos Verdes Europeus, o LIVRE esteve presente no 6º Congresso do Partido Verde Europeu que se realizou na cidade de Copenhaga na Dinamarca.
Constituído por mais de 1000 representantes dos vários partidos verdes europeus, o Congresso, reunido a cada cinco anos, discutiu e aprovou várias resoluções. Os documentos adoptados tratam, entre outros assuntos, da redução do impacto da crise energética, do direito ao aborto e à autonomia das pessoas com deficiência, e também reforçam a solidariedade e união dos Verdes Europeus para com a Ucrânia e o povo iraniano.
Em paralelo, também foi realizado o 36º Conselho do Partido Verde Europeu. O Conselho aprovou alterações estatutárias, elegeu membros para os órgãos internos e aprovou a adesão do partido URA, líder da coligação que governa o Montenegro.
O LIVRE congratula o URA pela adesão ao Partido Verde Europeu, nesta que é uma decisão de forte apoio à candidatura do Montenegro, iniciada em 2010, a membro da União Europeia.
O LIVRE e o Partido Verde Europeu reuniram bilateralmente para dar continuidade ao processo de adesão em curso. O partido Verde Europeu irá realizar, no início de 2023, uma visita a Portugal para reuniões adicionais com o LIVRE e organizações da sociedade civil.
Agradecemos a Pia Olsen Dyhr, presidente do partido dinamarquês Socialistisk Folkeparti (SF) e a Melanie Vogel, a Benedetta de Marte e a Vula Tsetsi, respectivamente co-porta-voz do Comité e secretária geral do Partido Verde Europeu e secretária geral do Partido Verde no Parlamento Europeu (Greens/EFA), pelo acolhimento durante o Congresso.