Pela primeira vez desde a criação do partido Verde britânico – o The Green Party – o Reino Unido elegeu quatro deputados ecologistas para a Câmara dos Comuns, quadruplicando a sua representação parlamentar anterior. A eleição das deputadas Siân Berry por Brighton Pavilion, Ellie Chowns por North Herefordshire, Carla Denyer por Bristol Central e o deputado Adrian Ramsay por Waveney Valley vêm no seguimento do trabalho consistente de Caroline Lucas, deputada única do The Green Party durante mais de uma década.
Esta é uma vitória impressionante tendo em conta o sistema eleitoral britânico, que prejudica o número de eleitos dos partidos com menos eleitores. É também prova do valor e do impacto das medidas dos partidos verdes, que cada vez mais mobiliza o apoio e os votos dos eleitores.
Congratulamos o partido verde britânico e os verdes europeus por esta vitória. Esperamos que o fim de 14 anos de governação conservadora possa significar uma renovação das relações entre o Reino Unido com a União Europeia, e que o Partido Trabalhista, vencedor destas eleições, esteja à altura do desafio de se manter fiel à sua história enquanto agente de justiça social pela defesa dos serviços públicos e da melhoria da qualidade de vida para todas as pessoas.
Com uma maioria de esquerda na Câmara dos Comuns, o LIVRE deseja que este seja um mandato de viragem para o Reino Unido, em direção a políticas baseadas na ecologia, na justiça social e no reforço do sistema democrático.