O LIVRE Sintra soube, graças ao comunicado do Grupo de Amigos das Árvores de Sintra (GAAS), que o emblemático sobreiro dos fetos de Sintra tem sido vandalizado. Esta árvore, de cerca de 300 anos e de uma espécie protegida em Portugal, encontra-se classificada desde 1996 como de Interesse Público. Segundo a informação recebida, grande parte do dano provocado a este sobreiro decorre da tentativa de obter parte da sua casca como souvenir por parte de visitantes e turistas.
O LIVRE Sintra condena quaisquer atos que desrespeitem o património e que coloquem em causa a sobrevivência deste ícone do concelho, e congratula a decisão do ICNF, que já indicou que “vai pedir uma vedação para o sobreiro monumental”.
Assim, o LIVRE Sintra insta o executivo camarário a sensibilizar munícipes e turistas para a importância do património natural, já tão sujeito a agressões ambientais decorrentes de alterações climáticas e de biossistemas. Adicionalmente, desafia a Câmara Municipal de Sintra a apostar numa estratégia de gestão sustentável do turismo, para que este seja não massificado e esteja interligado com a economia local.