Vila Real Santo António: Declaração Política sobre organização do Mundial de Futebol de 2022 no Catar

Vila Real Santo António: Declaração Política sobre organização do Mundial de Futebol de 2022 no Catar

O Deputado Municipal do LIVRE Manuel Mariano apresentou na Assembleia Municipal de Vila Real de Santo António uma declaração política acerca da organização do Mundial de Futebol de 2022 no Catar.

Declaração política do LIVRE
à Assembleia Municipal de Vila Real de Santo António, em sua sessão ordinária de 28.11.2022

O futebol é uma prática desportiva global que gera as paixões mais intensas e inspira sonhos em muitos jovens que procuram dedicar-se profissionalmente à prática da modalidade. Associar este torneio a um país com um historial de graves violações de direitos humanos é permitir que fechemos os olhos ao racismo, à xenofobia, à discriminação e preconceito que tanto temos vindo a combater em Portugal e no seio da União Europeia.

A atribuição ao Catar da responsabilidade da organização do Mundial de Futebol de 2022 pela FIFA encontra-se ensombrada desde o início por suspeitas de corrupção, desvirtuando os valores desportivos de fair play e transparência.

A organização do Mundial é acusada de práticas de exploração laboral de migrantes, estando documentadas situações de escravatura e maus-tratos, verificando-se a existência de milhares de mortos nas obras de construção dos estádios de futebol. Em 2013, um relatório da Amnistia Internacional afirmou que os trabalhadores imigrantes no Catar são “tratados como gado”, havendo relatos da morte de mais de 6500 trabalhadores migrantes durante os últimos dez anos.

Toda a gente sabe o que se passa, mas o descalabro prossegue e o lucro, esse, continua assegurado.

E o que se passa é a velha exploração da miséria humana, com os habituais laivos de racismo e de preconceito, a que se junta a homofobia, num país onde a homossexualidade é ilegal.

Perante os factos amplamente documentados relacionados com a organização do Mundial de Futebol de 2022 no Catar, a Assembleia Municipal de Vila Real de Santo António condena com veemência, as violações de direitos humanos que ocorreram no Catar, em particular as cometidas no âmbito da organização do Mundial 2022.

O LIVRE convida todos os partidos e lista independente representados nesta Assembleia Municipal a associarem-se a esta declaração política.

 

Vila Real de Santo António, 28 de Novembro de 2022

Núcleo Territorial do Algarve do LIVRE