Candidato à Assembleia de Freguesia de Algueirão – Mem Martins

Naturalidade

Chaves

Local de Residência

Montelavar – Sintra

Nacionalidade

Portuguesa

Profissão

Gestor

Apresentação Pessoal

Quando ultrapassamos os cinquenta anos de experiência de vida, e nos aproximamos dos sessenta, não podemos deixar de referir este facto para nos apresentarmos. Já vivemos tempo suficiente para conhecermos o essencial da natureza humana e perdermos muitas ilusões. Eu, no entanto, continuo a viver em função de sonhos e utopias e tenho como máxima uma quadra do poeta popular algarvio António Aleixo:

Este mundo só pode ser

Melhor do que até aqui,

Quando consigas fazer

Mais pelos outros que por ti.

Actualmente casado, e com dois filhos já na universidade, nasci a 25 de Junho de 1964 numa pequena aldeia do concelho de Chaves. Sexto de família de oito filhos. Graças aos valentes pais que emigraram primeiro para a França e depois para a Alemanha, fiz a escola na minha cidade e a seguir ao cumprimento do serviço militar obrigatório, entrei no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa e aí conclui a licenciatura em Gestão e Administração Pública, com especialização em Administração Municipal e Autárquica. Mas, nesta área, além do estudo e trabalho de fim de curso, não fiz mais que um estágio nos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Loures. Entretanto fui jornalista na área de economia e trabalhei para multinacionais tendo desenvolvido projectos de norte a sul do país. Mas onde me senti sempre melhor foi em pequenas e médias empresas onde as pessoas são mais que números mecanográficos e o trabalho de equipa tem verdadeiro sentido. Passei por duas e depois criei a minha própria micro-empresa. Desde há mais de 20 anos que faço gestão de pequenos centros comerciais na região da grande Lisboa, e desde 2006 que estes centros são em formato de condomínio. O que caracteriza este trabalho é que tenho que gerir e proteger o que é comum, respeitando o que é privado. Sempre numa perspectiva de continuidade, aprendendo com o passado, precavendo o futuro e lidando com várias gerações. No fundo, é também essa uma das funções de um político, impedir que os interesses privados se sobreponham aos interesses comuns, respeitando ambos.

Aquilo que mais prezo é a liberdade. Mas uma liberdade respeitadora. No mais concreto sentido da popular expressão que a liberdade de um acaba onde começa a liberdade do outro. Por isso sempre tive o bichinho da intervenção política. Por isso, nas legislativas de 2019 fui o candidato n. 2 do LIVRE no Distrito de Vila Real.

Um destes dias “conheci” Clarisse Lispector, que é considerada uma das mais representativas escritoras do Brasil do sec XX.

Ela tem uma passagem no seu livro “Um Sopro de Vida” que não posso deixar de partilhar convosco:

– Ela é tão livre que um dia será presa.

– Presa por quê?

– Por excesso de liberdade.

– Mas essa liberdade é inocente?

– É. Até mesmo ingénua.

– Então porquê a prisão?

– Porque a liberdade ofende.

Redes Sociais

 

Apresentação de candidatura

Esta é uma candidatura conjunta, não individual. Apesar de individual.

O “núcleo de Sintra do LIVRE” apresenta-se sem divisões à Assembleia de Freguesia de Algueirão-Mem Martins.

Neste momento, parece que nenhum de nós tem disponibilidade para assumir vir a ser cabeça-de-lista. No entanto, as ideias do Partido e a sua luta não podem estar longe daquele que é o segundo concelho mais populoso do país, como até hoje tem estado.

A maior freguesia nacional precisa do combate anti-racista, progressista e humanista do LIVRE. E tem a nossa disponibilidade e vontade para tornar o local-global.

Um voto em qualquer um de nós não é um voto desperdiçado, mas sim um cabouco na construção da política progressista do país.

Votem livremente, camaradas. A luta está a começar.