Candidato à Assembleia de Freguesia de São Pedro do Esteval

Naturalidade

Lisboa

Local de Residência

Santo Amaro de Oeiras

Nacionalidade

Portuguesa

Profissão

Explorador de processos de vida apropriados

Apresentação Pessoal

Cosmopolita da Linha com raízes no interior profundo e raiano, antropólogo amador, licenciado em Engenharia Mecânica, integrei [2005] uma empresa de tecnologia industrial ambiental com projectos de desenvolvimento de produto e outras iniciativas próprias. Responsável [2007-11] numa startup pelo
desenvolvimento e industrialização de um aparelho de análises clínicas de baixo custo e alto desempenho.
Dediquei a última década em exclusivo à exploração de processos de vida o mais apropriados possíveis, tendo-me libertado do mundo corporate para persecução de interesses pessoais em experiências envolvendo cultura livre. Amante da roda e com necessidade de evasão, percorro irregularmente caminhos perdidos pelos vários continentes em tiradas de duração indeterminada. Busco incessantemente uma postura na vida de acordo com os meus princípios.
Membro com orgulho da Assembleia LIVRE; Geek LIVRE que gere, apoia e desenvolve a nossa plataforma oficial de trabalho colaborativo PontoLIVRE; co-instigador da comunidade libertária guiques livres. Desde o primeiro momento em que formalizei o meu apoio ao L, tenho-me focado em termos ferramentas e processos capazes de servir de suporte à forma de fazer política muito própria do partido. Sou um humano livre portanto.
As Primárias LIVREs são uma das especificidades do L que mais devemos nutrir, promover e esforçar por garantir que sejam um dos principais atractivos da democracia radical. Tendo pertencido à Comissão Eleitoral, tive o privilégio de acompanhar de perto a maioria dos debates da primeira fase, o que me confirmou a necessidade de termos um processo de Primárias o mais participado possível para que se torne, de facto, numa
grande festa da democracia livre.
Neste momento, sinto a necessidade de avançar com uma visão própria do que é ꜵ candidat LIVRE ideal, elemento charneira num contínuo político colaborativo que liga humanꜵs interessads, participantes do colectivo L, eleitꜵs e a população local.
São Pedro do Esteval é o local de nascimento da minha mãe, partida da terra ancestral nos idos anos 60 tal como tantos outros membros da família, da freguesia, do interior. Dois terços da população foram já perdidos e os números do último Censos apenas deverão confirmar a tendência.
Para mim sempre foi um local de retorno, de paz interior, o meu refúgio. Com esta candidatura, dou continuidade à descoberta de um território e das suas comunidades, desejando contribuir da melhor forma para uma freguesia livre, activa e revigorada!

Redes Sociais

@jotamanso:matrix.org

Apresentação de candidatura

Candidato-me a candidato LIVRE à Assembleia de Freguesia de São Pedro do Esteval com o objectivo de contribuir para a revigoração, capacitação e activação das comunidades locais.
São as pessoas que habitam, trabalham e visitam a freguesia que dão vida às aldeias deste território representativo de um interior profundo invisível e com pouca capacidade de retenção de quem cá nasce ou de atracção de novas gentes. Junts na Junta, é possível reverter esta situação!
Nesta fase de campanha às Primárias, pretendo que se abordem as seguintes questões:
Qual deve ser o papel das pessoas eleitas pelo LIVRE?

Como operacionalizar política colaborativa num território tão disperso e com carências graves no acesso à informação e à mobilidade?
O que pode o LIVRE trazer de mais relevante para um território com estas características?
Como pode São Pedro do Esteval escapar de um processo de desertificação que tem sido implacável?
Considero que de pouco vale impingir uma visão individual a uma população que queremos livre, activa e capaz de traçar o seu próprio rumo. O que se deve fazer é dotar as comunidades de meios para se expressarem de forma consciente. O papel da pessoa eleita é coordenar a acção conjunta, agregar esforços de quem quer participar e tornar eficaz todo o processo de colaboração. Acredito que é nesta forma de agir que os humanos
LIVREs podem fazer a diferença.
Avançarei com algumas propostas concretas que sirvam de semente para a activação da comunidade e que se tornem a rampa de lançamento para uma gestão conjunta do nosso Comum:
Implementação do Condomínio Aldeia em todas as localidades da freguesia, colocando a Junta ao serviço da comunidade como ponte entre todas as partes envolvidas;
Abertura do processo de funcionamento da Assembleia de Freguesia a todꜵs, incentivando a participação e garantindo o acesso através da realização das sessões de forma itinerante;
Criação de uma rádio local que sirva não só para a Junta comunicar com os fregueses, mas também para a comunidade ter um palco privilegiado de expressão.
Com esta candidatura, pretendo levar a cabo uma campanha baseada no contacto com toda a população, tomando partido de ferramentas colaborativas para maximizar a eficácia do contínuo sociedade – partido – eleitꜵs – comunidades locais. Como uma das pessoas eleitas pelo LIVRE, sei que serei o elemento
charneira e que poderei fazer a diferença em tornar o dia-a-dia de todꜵs nós cada vez mais livre!

#política_colaborativa #democracia_radical
Junts na Junta!

Skip to content