Candidato à Assembleia Municipal do Barreiro
Naturalidade
Barreiro
Local de Residência
Barreiro
Nacionalidade
Portuguesa
Profissão
Assistente de Suporte ao Cliente
Apresentação Pessoal
Nasci e vivo atualmente na cidade do Barreiro. Tenho formação superior em Marketing no Instituto Politécnico de Setúbal, e tive a oportunidade de passar um ano a usufruir do Programa Erasmus
na Universidade de Alicante, em Espanha.
O meu percurso profissional passou primeiramente por um estágio no departamento de marketing da companhia aérea francesa, Air France e depois, como Assistente de Marketing num grupo industrial português.
Em 2015, fui para Dubai como Comissário de Bordo da companhia aérea Emirates. Voltei a Portugal em 2018 para ingressar na TAP Air Portugal. Em Agosto de 2020, devido à crise pandémica do Covid-19, fui dispensado da TAP, como outros milhares de trabalhadores, e neste momento desenvolvo suporte ao cliente para o mercado Estadounidense da Farfetch, uma das maiores plataformas de e-commerce do mundo.
Desde sempre fui interessado pelas questões que nos rodeiam e que dizem respeito à comunidade e ao bem comum, entendo que cada cidadão é um político por inerência. Apoiante e membro do LIVRE desde finais de 2014.
Redes Sociais
Apresentação de candidatura
Apresento a minha candidatura à Assembleia Municipal do Barreiro porque acredito ser possível através do poder local, mais próximo das pessoas, ajudar na criação de uma comunidade mais progressista, verde, justa, solidária e tolerante.
MOBILIDADE
Uma das prioridades e maiores desafios, não só do Barreiro mas de toda a malha urbana da margem sul do tejo é a mobilidade.
Devem ser criadas condições para que sejam fáceis, rápidas e sustentáveis as deslocações intermunicipais.
Rever e reprojetar o Metro Sul do Tejo para que seja uma alternativa de transporte sustentável, que faça a ligação entre a Costa de Caparica e Montijo, passando pelos concelhos do Seixal, Barreiro e Moita.
Reprojetar a ponte Barreiro-Seixal para peões, automóveis, bicicletas e metro de superfície, de forma a reduzir a pegada carbónica das deslocações quer entre estas duas cidades quer de toda a região.
HABITAÇÃO
É necessário começar localmente pela criação e disponibilização de habitação digna e de rendas acessíveis aos cidadãos. É crucial a criação de um Plano Municipal de Habitação que para além de proteger as famílias carenciadas, providenciando uma habitação digna e acessível, seja também um plano público que permita aos
jovens um acesso a habitação de renda acessível que possibilite a aceleração da sua emancipação, potenciando a fixação de famílias no Barreiro.
SUSTENTABILIDADE
Precisamos redefinir as nossas cidades devolvendo os espaços públicos às pessoas. Reduzir o tráfego rodoviário no centro da cidade, fechando ruas para uso pedonal e aumentando o número de ciclovias.
É importante que a cada projeto de intervenção urbanística se pense na integração de novos espaços verdes.
A promoção e melhoramentos na Mata da Machada no Barreiro para uso de fins desportivos, de lazer e culturais deve ser um ponto prioritário.
Deve ser estabelecida uma norma de interdição de construção de estruturas novas e permanentes em zonas que, segundo a maioria dos estudos ambientais mostram, estarão alagadas na década de 30 devido às alterações climáticas. Nestas zonas encontra-se não só o projeto do novo aeroporto do Montijo, que
teria impactos ambientais e na saúde e bem-estar das pessoas, mas também projetos imobiliários como o da Quinta Braamcamp, que deveria vir a ser um espaço que capacitasse o Barreiro de novos e melhores espaços verdes para lazer e práticas desportivas, conservando grande parte da fauna e flora do local e preservando a memória histórica do edificado na propriedade.