Candidato à Assembleia Municipal de Felgueiras

Naturalidade

Matosinhos

Local de Residência

Felgueiras

Nacionalidade

Portuguesa

Profissão

Coordenador Técnico

Apresentação Pessoal

Os meus pais deram-me luz em 1971, no antigo Hospital de Matosinhos, mas o meu laboratório de vida foi na Rua Santa Catarina, no Porto, onde vivi até aos 15 anos. Aí fui produto da rua e do antigo magistério primário, que fervilhava de professores com febre de revolução no ensino, cujo efeito funcionou, pois fui muito feliz – obrigado educação pública. Depois fui viver para Felgueiras, no coração da nascente do rio que dá nome ao Vale do Sousa. Percebi, anos mais tarde, que esta migração fez todo o sentido, na minha vida e no meu nome – do Mar para o Rio.
Quando descobri o que queria fazer da vida e na vida, com 17 anos, fui parar a Coimbra, num curso de gestor associativo e animador juvenil, por via dos primeiros financiamentos da União Europeia – obrigado Europa. Depois disso, em Felgueiras, intercalei trabalho com formação, fui dirigente estudantil, colaborador da imprensa local, animador sociocultural, pertenci à direcção da Associação Nacional de Animadores Socioculturais. Este percurso, em 1997, levou-me ao trabalho público, para a área da Juventude, onde exerço o trabalho de coordenador técnico, na administração pública local.
Estou ligado ao associativismo até onde a minha memória permite recordar, ao acompanhar o meu pai nas reuniões de clubes desportivos e tertúlias políticas – no tempo em que as salas se enchiam de fumo e de pessoas apinhadas à volta de uma mesa, eu era todo ouvidos. Na passagem do século, integro o grupo fundador da Salta Fronteiras Associação, uma organização local de associativismo jovem e a maior e mais completa experiência associativa que partilhei, da qual fui presidente de direcção – agora membro activo empenhado. Nesta associação descobri um dos maiores focos da minha participação, as questões ecológicas, através da missão de uma organização não governamental de ambiente – obrigado associativismo.
Em 2017, encontro o Partido Livre e participo na mediação da coligação Sim Acredita – Livre/PS, integro essa lista e sou eleito para a Assembleia Municipal de Felgueiras e, posteriormente, para a Assembleia Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, em representação do Livre.
Como membro do Livre vim para ajudar a defender aquilo que este partido representa, mas o que é certo é que foi o Livre que me veio ajudar a completar a frase que me serve para definir politicamente: “na essência sou de esquerda, na prática sou do Livre, na realidade sou pela inteligência para o bem comum – obrigado Livre.

Redes Sociais

Facebook

Apresentação de candidatura

Em Felgueiras, em 2017, o Livre teve uma vitória histórica, integrando a coligação Sim Acredita – Livre/PS.
Assumindo o governo municipal de Felgueiras, a participação do Livre foi importante no processo de gestão autárquica: introduzindo uma visão junto do executivo que permitiu pensar de forma diferente, com mais atenção às questões ambientais, com maior alinhamento com o quadro ideológico do Partido Livre. Na aplicação das medidas do compromisso eleitoral de 2017 – que ajudámos a construir – que atingiu uma taxa de concretização de 80%. No trabalho do grupo político na Assembleia Municipal de Felgueiras, co-coordenado pelo Livre.
Neste caminho percorrido, o Livre esteve sempre presente e eu estive sempre empenhado, trabalhando em diversas frentes para introduzir os conteúdos e lutas políticas do Livre, como deputado municipal na Assembleia Municipal de Felgueiras, como eleito na Assembleia Intermunicipal da Comunidade intermunicipal Tâmega e Sousa, junto do executivo municipal como representante da coligação, no processo de diálogo constante com os nossos parceiros partidários e independentes de coligação.
Candidato-me, em nome dos princípios do Livre, à possibilidade de ser eleito para a Assembleia Municipal de Felgueiras, de forma a poder defender aquele que será o acordo de coligação que nos levará a eleições. Para lutar por um compromisso que assuma e execute o inadiável no que se refere ao combate às alterações climáticas, para a preservação dos recursos naturais e fomento da biodiversidade, apoiando políticas de combate à desigualdade e defendendo processos de exercício transparentes e participados, que se elevem e reforcem a democracia contra populismos e demagogias de ocasião.
Candidato-me, também, com a aspiração e vontade de participar num caminho de construção que torne o concelho de Felgueiras uma referência na aplicação de uma estratégia de política ecológica e na alteração do quadro mental de actuação nesta área, normalmente mais simbólica que efectiva – e o tempo do simbolismo já se esgotou. Com ou sem mandato, lutarei para que o governo municipal aplique uma estratégia local para: a conservação e valorização dos ecossistemas e biodiversidade, a transição energética e a descarbonização, a mobilidade suave, a eficiência na recolha selectiva de resíduos, a continuação da construção da rede de saneamento para a totalidade do território.
Candidato-me por um governo municipal verdadeiramente igualitário, verde e democrático.