Candidato à Assembleia Municipal de Leiria

Naturalidade

Leiria

Local de Residência

Leiria / Santa Maria da Feira

Nacionalidade

Portuguesa

Profissão

Consultor de Gestão

Apresentação Pessoal

Filipe Honório, 30 anos. Nasci e cresci em Leiria, tendo estudado na Escola Secundária Domingos Sequeira e Escola Superior de Tecnologia e Gestão. Foi também na cidade de Leiria que iniciei o meu percurso profissional na área da consultoria de gestão e projetos de investimento. Tenho trabalhado nas áreas de inovação e desenvolvimento local, junto dos setores empresarial, associativo e cooperativo.
Juntei-me ao LIVRE no seu congresso fundador, em 2014, com a certeza de que uma alternativa progressista, ecologista e europeísta para Portugal seria feita pelo LIVRE. E foi. A construção de um partido aberto às pessoas, que serve como força mobilizadora para transformar a sociedade, nascido com o objetivo claro de contribuir para a convergência de uma governação de esquerda, era algo de que eu tinha de fazer parte. Acredito numa sociedade livre, progressista, com espaço para todas as pessoas.
Liberdade. A liberdade é um princípio basilar, tanto de prática política como de vivência social. Acredito que a liberdade é o ponto de partida da nossa prática partidária, e também o ponto de chegada da nossa prática política. A liberdade significa ter verdadeiro acesso à prática política, e ter verdadeiro acesso a condições de vida dignas.
Esta candidatura resulta da vontade de lutar por um concelho mais justo, mais igual e mais livre. A minha atuação política tem versado sobre as áreas do desenvolvimento local, economia, direitos humanos e liberdades e garantias.

Redes Sociais

Facebook
Twitter
Instagram

Apresentação de candidatura

O concelho de Leiria é o local onde nasci, cresci, estudei, trabalhei e com o qual tenho estado intimamente ligado. Da praia de Pedrogão, a Marrazes – onde vivi – e até a Santa Catarina da Serra, tenho uma vida ligada às gentes e terras do concelho. Da serra à praia, e do campo à cidade, Leiria é um concelho muito diverso, com vários desafios aos quais o poder político ainda não respondeu.
O desenvolvimento inclusivo para Leiria é um que inclua todos e todas em condições de igual acesso a todos os direitos, liberdades e bens comuns. A liberdade só é real quando serve a todos. Um concelho comum, onde há condições para viver, habitar, e pensar o futuro, é um desafio para Leiria. E é a este desafio que quero responder.
As potencialidades do concelho de Leiria são enormes, com riqueza em floresta, mar e serra. A diversidade ecológica do concelho significa uma elevada tarefa na sua proteção e conservação, abandonando as monoculturais nefastas, e privilegiando as espécies autóctones.
O desenvolvimento urbano é um dado importante para a própria sustentabilidade do concelho, uma vez que essa acarreta pressões ambientais e sociais às quais é necessário dar resposta. A possibilidade de ter acesso a equipamentos, comércio e serviços essenciais até uma distância de 15 minutos a andar a pé é um importante marco para o bem-estar social de quem vive na cidade de Leiria. Para isto, é necessário privilegiar mobilidade suave, espaços comuns verdes, e ter como prioridade a possibilidade de viver, e não que a cidade seja mero ponto de passagem.
As cidades para viver necessitam de política habitacional que responda a toda a gente, com habitação acessível e sem preconceitos que limitem o direito constitucional à habitação. É por isso tão importante a criação de condições, por parte do poder local e da sociedade civil – por via das cooperativas ou associações habitacionais – para responder às necessidades das pessoas.
Um concelho que pugne pelo direito a se viver é um concelho que respeite todas as pessoas, todas as vidas, onde o bem-estar social seja uma prioridade, e que deixe para trás modelos obsoletos. Apesar de Leiria manter um modelo que oferece sazonalidade, precariedade e baixo rendimento para milhares de trabalhadores, é importante sonhar com mais.
É possível ter mais. Ter um concelho que aposte no desenvolvimento local, que conserve e preserve os seus bens naturais, que defenda as pessoas – todas as pessoas. É por isto que sou candidato à Assembleia Municipal de Leiria.