Candidato à Assembleia Municipal de Lisboa

Naturalidade

Lisboa

Local de Residência

Lisboa

Nacionalidade

Portuguesa

Profissão

Biólogo, Estudante de Doutoramento

Apresentação Pessoal

Chamo-me João Lourenço Monteiro, sou biólogo e encontro-me a concluir o doutoramento em História das Ciências. Considero-me um ativista social por ser dirigente em associações de promoção de ciência (como a COMCEPT), por pertencer aos órgãos de associações de direitos humanos (Associação República e Laicidade e a Associação Ateísta Portuguesa) e por ser associado de organizações ambientais (como a SPEA e no passado a Quercus). Estou no LIVRE desde o seu início, onde já pertenci ao Conselho de Jurisdição e agora faço parte do Grupo de Contacto. O que este meu percurso indica é que quero contribuir para tornar a nossa sociedade em algo melhor. As minhas principais preocupações são: os recursos ambientais; o clima; a cultura; e os Direitos Humanos no geral, e os das minorias em particular.

A minha participação política e a minha experiência em organizações civis são uma mais-valia para os cargos a que me candidato. Por inerência das funções que tenho exercido, estou habituado a comunicar, a estabelecer pontes e a chegar a consensos, pois só assim se conseguem agregar pessoas e mobilizar vontades.

Redes Sociais

Facebook

Apresentação de candidatura

Ao candidatar-me à Assembleia Municipal quero contribuir para melhorar a vida dos cidadãos que vivem, trabalham e visitam a cidade de Lisboa. Para isso, há que criar condições para que Lisboa seja uma cidade de todos e para todos; uma cidade acessível, agradável e segura. As minhas prioridades para a cidade serão: o Ambiente; a Ciência; a Cultura; a Mobilidade; a Habitação; a Saúde; o Bem-Estar Animal; e a promoção de uma cidade culturalmente diversa.

Irei lutar por uma cidade verde, ecológica e ambientalmente sustentável; pela promoção de uma feira municipal anual de Ciência, que contasse com a intervenção das várias entidades científicas da cidade; por uma maior ligação entre a Universidade e a sociedade de modo a promover a cultura e a transferência de conhecimento; promover, junto das entidades competentes, iniciativas culturais; acelerar a promoção de mobilidade suave e não-poluente, em particular bicicletas e transportes públicos; remodelação do edificado urbano e disponibilização de casas a custo reduzido; melhorar as condições dos centros de saúde da cidade (alguns não têm condições mínimas de funcionamento); apoiar legislação que melhore as condições dos animais não-humanos que habitam a cidade; garantir que os imigrantes têm condições de vida digna na cidade; garantir que a comunidade LGBTQI+, em particular a comunidade Trans, vive a cidade, e na cidade, em total liberdade e segurança.

A Assembleia Municipal é o órgão representativo da cidade, com poderes deliberativos, que salvaguarda os interesses da comunidade; é o órgão de fiscalização do executivo municipal e capaz de deliberar sobre propostas importantes para o município, assim como dá apoio e acompanhamento de iniciativas civis.

Atendendo às funções da Assembleia Municipal, à minha visão política, e ao meu percurso cívico, apresento-me agora a primárias, com o objetivo de conseguir ficar bem posicionado na lista, com a finalidade de poder mobilizar mais cidadãos na campanha e poder representar o LIVRE na Assembleia Municipal.


    
Skip to content