Candidato à Assembleia Municipal de Oeiras
Naturalidade
Lisboa
Local de Residência
Algés
Nacionalidade
Portuguesa
Profissão
Assessor Político
Apresentação Pessoal
Nasci em Lisboa e durante quase todos os meus 27 anos de vida vivi no Concelho de Oeiras.
Licenciei-me em gestão pela Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa, tendo passado um semestre em Erasmus na Rotterdam School of Business. Actualmente frequento o mestrado em Ciência Política e Relações Internacionais na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, no ramo de Estudos Europeus. Entre a licenciatura e o mestrado trabalhei durante mais de um ano na Know2Grow, uma empresa de contabilidade, fiscalidade e consultoria, sediada em Algés.
Acompanhei ao segundo a candidatura de Bernie Sanders nas primárias Democratas de 2016, e antes disso as muitas peripécias do curto mandato de Yanis Varoufakis como ministro das Finanças da Grécia. Em Dezembro de 2015, algures entre estes acontecimentos, filiei-me no LIVRE depois do resultado abaixo do previsto nas eleições legislativas desse ano. O LIVRE é o único partido com que alguma vez me identifiquei e depois das legislativas desse ano percebi que tinha de me levantar do sofá e tornar-me um militante activo. Hoje passo uma boa parte do meu tempo a convencer outros de que devem fazer o mesmo.
Em 2016, juntamente com um conjunto de pessoas que também queriam “levantar-se do sofá”, ajudei a fundar o Fumaça, um órgão de comunicação social independente, dissidente e progressista e um projecto que me marcou profundamente.
Em 2017 fui o cabeça-de-lista do LIVRE à Assembleia Municipal de Oeiras nas eleições autárquicas desse ano. Estivemos nas ruas todos os dias. Do mercado de Algés à Vila de Oeiras, do Centro Cívico de Carnaxide às ruas de Porto Salvo, do Palácio dos Aciprestes ao jardim de Paço de Arcos, lutámos incansavelmente para fazer chegar a mensagem da candidatura “Menos do Mesmo – LIVRE Oeiras” a todas as pessoas do Concelho. Hoje, graças a esses trabalho, o LIVRE é um partido com maior implantação em Oeiras e com um Núcleo local muito activo e participativo.
Em Julho de 2019 deixei de fazer parte do Fumaça e comecei a assessorar os Deputados Municipais do LIVRE em Lisboa.
No meio de tudo isto sobra algum tempo livre que uso para ler, fazer desporto e estar com os amigos e amigas que me vão apoiando em tudo.
Redes Sociais
Apresentação de candidatura
Há quatro anos, em 2017, candidatei-me às primárias do LIVRE para a Assembleia Municipal de Oeiras e, na sequência disso, tive a honra de encabeçar a lista do partido à AMO nas eleições autárquicas desse ano. Quatro anos depois, perante o desenrolar dos acontecimentos no município, sinto-me no dever de voltar a apresentar a minha candidatura à Assembleia Municipal de Oeiras e de continuar a lutar por um Concelho melhor.
Os últimos anos ficaram marcados pelo regresso de Isaltino Morais à presidência da Câmara Municipal de Oeiras. A narrativa do Concelho “100% urbanizável” implantou-se com uma força ainda maior e os resultados desta política começaram a aparecer sob a forma de mega-empreendimentos imobiliários na Serra de Carnaxide, em Miraflores e em ambas as margens da foz do Rio Jamor. Não tendo uma visão de futuro e um projecto de desenvolvimento moderno e actual para o Concelho, este executivo ressuscitou ideias há muito esquecidas e descartadas, como a criação da VLS – Via Longitudinal Sul, um projecto que consta originalmente do PDM de Oeiras de 1994 e que mais não é que uma via rápida a atravessar aquela que é hoje uma zona residencial consolidada. Tudo ideias que só se encaixam em modelos de desenvolvimento que estão ultrapassados há décadas.
A oposição não tem conseguido travar esta visão retrógrada para o Concelho, muito menos apresentar um projecto assente numa visão alternativa e é aqui que o LIVRE pode fazer a diferença. Acredito que o LIVRE pode dar um contributo de enorme importância ao município de Oeiras apresentando um projecto que tenha como prioridades a abertura à comunidade, o combate à Emergência Ecológica e uma aposta muito forte na educação, na ciência, na cultura e no comércio local.
O envolvimento e a auscultação regular dos cidadãos de Oeiras, uma revisão do PDM que assegure a protecção das áreas territoriais mais sensíveis contra o betão, o envolvimento dos agentes culturais locais nas políticas do município para área da cultura e a recuperação da designação “Município de Oeiras” (ao invés de “Oeiras Valley”…) devem ser algumas das prioridades do LIVRE para o Concelho de Oeiras e é na Assembleia Municipal que poderemos lutar por elas.
Há muito por fazer depois de mais quatro anos de retrocessos. Sinto-me preparado para enfrentar este enorme desafio e para dar o meu contributo por Oeiras!