Naturalidade

Caldas da Rainha

Local de Residência

Caldas da Rainha

Nacionalidade

Portuguesa

Profissão

Trabalhadora-estudante

Apresentação Pessoal

Inês Pires, 28 anos, trabalhadora-estudante, natural das Caldas da Rainha. Formei-me na área das Ciências Biológicas pela Universidade do Porto e estudo atualmente Ciências Farmacêuticas na Universidade de Lisboa. A nível profissional, trabalho em contabilidade. Em 2019, juntei-me ao LIVRE, por me identificar com os seus princípios e com a postura construtiva que apresenta na sua defesa. Sou membro do Grupo de Coordenação Local do Núcleo Territorial de Leiria, desde a sua criação em 2021.

Apresentação de candidatura

O mandato do Parlamento Europeu que termina este ano ficou marcado pelo crescimento da extrema-direita em vários Estados-Membros, pela pandemia de COVID-19, pelo início da guerra na Ucrânia, pelos conflitos no Médio Oriente e pelo aumento da inflação e das taxas de juro em todo o território. Estes eventos afetaram profundamente os cidadãos europeus, que se viram confrontados com o aumento do custo de vida, com uma crise na habitação, com acesso a cuidados de saúde mais debilitados e com o crescimento do ódio e discriminação. Paralelamente, a crise ecológica não deu tréguas, registando-se os anos mais quentes desde que há registo e outros fenómenos climáticos extremos. Com tudo isto, o próximo mandato do Parlamento Europeu terá um grande desafio em combater estas crises múltiplas e garantir a justiça social, a defesa dos direitos humanos e liberdades e um futuro mais sustentável e verde.

É por isso fundamental o fortalecimento da esquerda, progressista, ecologista e europeísta. Que lute pela defesa intransigente dos direitos e liberdades das mulheres e minorias, que nos últimos anos têm sofrido ataques inaceitáveis, movidos pelo crescimento de movimentos extremistas que incentivam o ódio. É necessário reforçar a ação climática e definir 2040 como meta para a energia 100% renovável, não só protegendo o nosso planeta mas também criando milhares de empregos bem pagos, não deixando ninguém para trás. A luta pela justiça social não pode descansar enquanto continuar a existir pessoas a viver abaixo do limiar da pobreza, sem acesso a habitação digna e a cuidados de saúde de qualidade.

Candidato-me às Primárias do LIVRE para Eleições Europeias de 2024 por acreditar no projeto Europeu e por querer contribuir para todas estas lutas, sempre com a esperança que é possível um futuro mais próspero, justo e verde para todas as pessoas.